Qual adubo caseiro é rico em fósforo?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A farinha de ossos é um fertilizante natural rico em fósforo, cálcio e nitrogênio, elementos essenciais ao crescimento, floração e frutificação das plantas. É um adubo orgânico muito seguro, não queima as plantas.

Cascas de banana
Rica em fósforo e potássio, importantes para as plantas. Pode ser picada em cubinhos ou batida no liquidificador e misturada à terra.

Leite e derivados, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, proteína de soja, carnes em geral e ovos.

Fosfatagem é a técnica de correção de fósforo do solo com aplicação via fertilizantes minerais, sendo os mesmos incorporados ou não no perfil do solo. Essa é uma prática que tem como objetivo a elevação da disponibilidade de fósforo do solo para níveis adequados.

Uma das principais maneiras de fornecer fósforo às plantas, é por meio da utilização de fertilizantes fosfatados, contudo, o fósforo é relativamente imóvel no solo e assim permanece próximo ao local em que foi colocado o fertilizante.

O fosfato natural, também conhecido como fosfato natural reativo, é um tipo de fertilizante de fósforo produzido principalmente a partir de rochas sedimentares, como a fosforita. Geralmente, essas rochas são formadas pela deposição de restos de animais marinhos e possuem alta porosidade e reatividade.

O fósforo se faz presente em todos os organismos vivos, se encontra de forma natural em ossos, mas a maior concentração ocorre no metabolismo intermediário de açúcares.

O fósforo é um dos macronutriente primário mais requerido pelas plantas, não é à toa que ele está presente em formulações de adubo NPK. Sendo os fertilizantes fosfatados o segundo tipo de adubo mais utilizado no Brasil.

O adubo mineral NPK 4-14-8, fornece 4% de nitrogênio, 14% de fósforo e 8% de potássio, portanto a formulação 4-30-16 possui 4% de nitrogênio, 30% de fósforo e 16% de potássio.

Dentre as fontes de fósforo mais utilizadas no Brasil, destacam-se as totalmente aciduladas (superfosfato simples e superfosfato triplo), os fosfatos de amônio (monoamônico ou MAP e fosfato diamônico ou DAP) e os fosfatos naturais (Bayóvar, fosfatos de Arad, Gafsa, fosfatos de Araxá, Patos de Minas etc.).

Regra geral, as fontes de proteína também são boas fontes de fósforo, tais como, carne vermelha, carne de aves, peixe e ovos. O leite e derivados também são boas fontes assim como as leguminosas, os cereais e os grãos.

Iogurte. Bastante conhecido por ser uma opção saudável, o iogurte é uma das melhores fontes de potássio. Ele ainda tem grande valor nutritivo por fornecer vitaminas A, E e do complexo B, e minerais, como o fósforo.

A superfície da caixa em que riscamos o palito possui característica áspera, semelhante a uma lixa, e é composta das seguintes substâncias: dextrina, fósforo vermelho, Sb2S3 (trissulfeto de antimônio). A ponta do palito, identificada pela cor vermelha, é composta por enxofre, um agente oxidante e cola.

Como repor a deficiência de fósforo? O uso de fertilizantes é uma forma muito eficiente para resolver a falta de fósforo no solo. Soluções como o Fosfato Diamônico, superfosfato triplo e superfosfato simples são altamente recomendadas para o uso em locais onde é necessário suprir essa carência.

No plantio, o excesso de fósforo na cova ou sulco reflete, indiretamente, ao interferir na absorção ou no transporte, para a parte aérea, do cobre, ferro, manganês e zinco.