O que vestir no bebê recém nascido?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Roupinhas de algodão, de cores claras e larguinhas são as melhores opções. Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália.

Comumente, os recém-nascidos sujam no mínimo oito fraldas descartáveis por dia. Com isso, no primeiro mês da criança vai gastar cerca de 200 fraldas. Após limpa-lo com água e tecido macio (de preferência algodão), use uma fina camada de creme, previne as temidas assaduras.

Os bodys são muito usados nas temperaturas mais quentes, confira:

  1. De 22º a 24º: um body com uma calça comprida e uma camiseta é suficiente para deixar o bebê confortável;
  2. Acima de 25º: um body de manga curta e um short para dias com mais vento e apenas o body para os mais quentes.

O body pode ser usado por baixo do macacão. Isso ajuda a mater o recém-nascido aquecido. Além disso, o ideal é que o body seja 100% algodão, para que este tecido fique em contato com a pele do bebê. O algodão é hipoalergênico e ideal para a pele delicada do bebê.

O amarelo é tradicional para ser a cor da primeira roupinha do bebê, pois, além de ser uma cor luminosa por excelência, ela traz sorte e prosperidade e cai bem em qualquer que seja o sexo da criança.

Durante o dia, use modelos mais frescos, como Macacões de mangas e pernas curtas, Shorts e Vestidos. Quando temperatura começar a cair, acrescente Calças e peças de mangas longas. Nos dias de mais calor, não é necessário usar Meias ou Sapatinhos.

Na hora de vestir o bebê, prefira sempre tecidos naturais como o algodão, que permitem a transpiração, pois os sintéticos costumam reter mais o calor. Dê preferência também a peças de cores claras. Evite ainda roupinhas muito justas ou apertadas, que dificultam a transpiração da pele.

O recém-nascido perde muito calor pelos pés, mãos e cabeça. O uso de Meias, Luvas e Gorros é essencial quando está mais frio e sempre que for sair de casa. Uma Manta leve é um item indispensável para proteger do vento e na hora de dormir.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Até quando o bebê é considerado recém-nascido? Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

Olá, a partir de 40 semanas, você já deve ir ao hospital a cada 48 horas para avaliar o bem estar do bebe com cardiotocografia e também se sentir contrações (1 a cada 5 minutos), sangramento vaginal, perda de grande quantidade de líquido ou a parada da movimentação do bebe!

Até quando o bebê tem que usar meias? Até aprender a engatinhar e andar. O uso das meias é dispensável entre 10 e 18 meses, afinal os pezinhos precisam de liberdade para desenvolver a habilidade psicomotora e sensorial. Por enquanto, deixe as meias nos pés.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

Prefira roupas fáceis de vestir, para facilitar trocas de fralda durante a madrugada. O mais indicado também são peças 100% algodão, pois elas permitem que a pele respire, ao contrário do plush, por exemplo, que pode deixar a criança suada.

1 saquinho plástico para roupa suja. 1 trocador. 2 cueiros.

É recomendado usar body e culote 100% algodão por baixo dessas roupinhas, pois esse tipo de material pode causar alergia na pele do bebê. Se o body de algodão estiver em contato com a pele ao invés do macacão de tecido sintético, pode-se evitar a alergia.

Não se esqueça de considerar a estação do ano que será realizado o parto. Se for no inverno, as trocas de roupas para o bebê devem ser de macacão comprido e body de manga longa, mas leve ao menos uma troca com body e macacão de mangas curtas.