O

Qual é o composto de amor?

amor-perfeito (amor + perfeito); beija-flor (beija + flor);

... Ler mais

Qual é a palavra derivada de avião?

Avião tem como palavras da sua família1: aviação, aviador, aviãozinho, aviatório, aviacionismo, avioneta, aviónica e hidroavião.

... Ler mais

O que é o prefixo de infeliz?

9 Gram Processo empregado na formação de palavras pelo acréscimo ou pela extração de afixos: No processo de derivação prefixal, o uso do prefixo “in” em “feliz” forma a palavra “infeliz” e, na derivação sufixal, o sufixo “mente” acrescentado à palavra “feliz” forma a palavra “felizmente”.

... Ler mais

Qual é a diferença de antítese e paradoxo?

O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.

... Ler mais

Qual o Antonimo de paradoxo?

O contrário de paradoxo é: Principais antônimos de paradoxo: 1. coerência, congruência, lógica, logicidade, razão, sensatez, harmonia, conformidade, concordância.

... Ler mais

Quais os paradoxos de Zenao?

Além do paradoxo de Aquiles e da tartaruga, são atribuídos a Zenão também outros paradoxos, como o paradoxo da flecha imóvel. Esse paradoxo também tenta provar a impossibilidade do movimento. Zenão afirmou que uma flecha, ao ser lançada, jamais atinge seu alvo.

... Ler mais

O que é elipse pleonasmo?

Elipse: consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto. Zeugma: ocorre quando se omite um termo que já apareceu antes. Ou seja, consiste na elipse de um termo que antes fora mencionado. Pleonasmo: é uma redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem.

... Ler mais

O que são palavras repetidas?

A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar. ex: O político foi encontrado com duzentos milhões de reais na mala. Duzentos milhões!

... Ler mais

Como fazer uma anáfora?

Quando se cita algo em um texto e prática uma anáfora, a pessoa está apontando para trás, ou seja, está reafirmando uma informação que já foi passada. A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase.

... Ler mais

É correto falar o novo lançamento?

No Brasil a forma mais comum é "um novo lançamento". Raramente ouvimos "um lançamento novo". Claro, é um pleonasmo, como alguém comentou, da mesma forma que "uma surpresa inesperada", "duas metades iguais" ou "elo de ligação" São pleonasmos mas são ouvidos com frequência.

... Ler mais

Quando se usa pleonasmo?

O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza. Dependendo do contexto e da intenção do falante, o pleonasmo pode configurar uma figura de linguagem ou um desvio da norma padrão.

... Ler mais

O que quer dizer Alma prolixa?

Prolixo é aquela pessoa que se prende a um longo discurso, com explicações supérfluas e se estende demoradamente, tornando o discurso enfadonho e entediante.

... Ler mais

O que é Plebeismo exemplos?

Plebeísmos são palavras ou expressões triviais ou de gíria. Os plebeísmos não podem ser tolerados na língua culta, pois espelham imediatamente grosseria, falta de instrução, boçalidade. Exemplos: Vamos tomar um "tróço" ali no bar? Ele era um tremendo mané!

... Ler mais

Qual a diferença entre concisão e prolixidade?

Enquanto conciso, como visto, consiste em algo que é abreviado, resumido e sucinto, a palavra prolixo se refere ao que é extenso e demorado. Quando se diz que alguém é prolixo, significa que fala ou escreve demoradamente, usando excessivamente as palavras para transmitir a sua mensagem.

... Ler mais

Estou rindo para não chorar?

Sim, a frase "rindo pra não chorar" se configura como a figura de linguagem conhecida como antítese. Antítese é a figura de linguagem que demonstra ideias opostas, ou seja, pensamentos/sentidos contrários. Numa mesma frase, duas palavras aproximadas possuem sentidos opostos.

... Ler mais

Em que casos o gerúndio pode ser empregado?

Você sabe fazer o uso do gerúndio? Uma das formas nominais do verbo, o gerúndio deve ser empregado em situações específicas: nas orações adverbiais, indicando circunstâncias como tempo, causa, modo, entre outras.

... Ler mais

Qual é o objetivo do gerúndio?

O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.

... Ler mais

O que é dependentes de gerúndio?

Já com o gerundismo é outra história. Nesse caso, trata-se do uso inadequado do gerúndio. Um vício de linguagem que se alastrou de modo tão corriqueiro e insistente que até já virou piada. Então, se você usa expressões como: "Vou estar pesquisando seu caso." "Vou estar completando sua ligação".

... Ler mais

Qual é o sobrenome mais popular do mundo?

O sobrenome mais popular do mundo é o "Wang", com 76,546,675 pessoas usando-o. Existem 74,793,542 "Wangs" na China, 941,3611 em Taiwan e 192,8271 no Japão.

... Ler mais