Onde Aquiles foi banhado?

Perguntado por: dsalgueiro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Segundo a mitologia grega, Aquiles era filho do rei Peleu e da deusa Tétis. O semideus tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige.

Ao nascer, a mãe o mergulhou no Estige, o rio infernal, para torná-lo invulnerável. Mas a água não lhe chegou ao calcanhar, pelo qual ela o segurava, e que assim se tornou seu ponto fraco - o proverbial "calcanhar de Aquiles". Precisamente por isso, Paris pôde, anos depois, matar Aquiles com uma flecha envenenada.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.

A peça de William Shakespeare, Troilo e Créssida, retrata Aquiles e Pátroclo como amantes aos olhos dos gregos.

Um jovem guerreiro que se tornou um semi-deus quando foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Aquiles venceu muitas batalhas até encontrar a morte ao ter a única parte humana de verdade do seu corpo – o calcanhar – trespassado por uma flecha.

Aquiles sempre morreu em Troia. É isso que Aquiles fundamentalmente É: um guerreiro invencível que vai para Tróia, mata Heitor e morre lá.

Do grego: Achiléus ou Achlys, lobo terrível. Homem de lábios curtos e grossos.

Entre elas encontra-se, naturalmente, a aparência física de Aquiles, em relação a quem é dito que era alto, branco e de cabelos loiros.

Ao longo dos 136 versos da Ilíada que descrevem o escudo de Aquiles forjado por Hefesto, há trechos nos quais os cantos que embalam as danças não são executados por aedos especialistas, como Fêmio e Demódoco.

Calcanhar de Aquiles e Mitologia Grega
Tétis tencionava garantir a imortalidade do seu filho ao mergulhá-lo nas águas do rio Estige. Foi dessa forma que Aquiles tornou-se invulnerável, exceto no único ponto por onde Tétis o segurou e que não foi molhado: o calcanhar.

A cidade foi destruída. Páris, Heitor e os principais campeões morreram em combate, assim como o melhor de todos, Aquiles, que recebeu uma flechada no calcanhar. Menelau levou Helena de volta para Esparta.

Primeiramente, é certo afirmar que a tradição consolidou a figura de Aquiles como um rapaz de pele clara e de cabelos longos e loiros.

Quem conhece a história da Guerra de Troia, leu a Iliada de Homero ou apenas assistiu o filme Tróia (filme) (2004) sabe que Aquiles vence o confronto com Heitor. Aquiles é lembrado sempre como o herói grego grandioso e Heitor como o príncipe derrotado.

Zeus

Zeus é conhecido como uma das divindades que formavam o panteão de deuses gregos. Dentro da mitologia grega, era considerado o deus mais poderoso e visto como aquele que comandava o Universo. Também era tido como o pai dos seres humanos e dos deuses.

Resposta verificada por especialistas
Aquiles foi traído por Agamenon que tomou sua companheira, complicando ainda mais a relação. A principal consequência dessa briga foi a saída de Aquiles da guerra e o prolongamento desta, pois ele se recusou a lutar ao lado dos gregos.

Heitor era filho de Príamo, rei de Troia, e de Hécuba, e marido de Andrómaca, de quem teve um filho, Astíanax. O príncipe Heitor era o comandante das tropas de Troia na guerra contra os Gregos. Foi autor de feitos notáveis durante o cerco de Troia e era o terror dos seus inimigos.

(…) “O gigantismo, porém, não é específico do principal herói grego: a altura, ou melhor, a “altitude” de Aquiles era de cinco metros e noventa e quatro centímetros!”.

O tendão calcâneo, popularmente conhecido como tendão de Aquiles, é o maior e mais forte tendão do corpo. Ele conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar e tem papel importante não apenas na marcha, no salto e corrida como também na nossa postura. .

Como uma expressão significando "área de fraqueza, ponto vulnerável", o uso de "calcanhar de aquiles" é recente, datando apenas de 1840, com um uso implícito na citação de Samuel Taylor Coleridge: "Ireland, that vulnerable heel of the British Achilles!" de 1810 (Oxford English Dictionary).