Por que Heitor implorou a Aquiles para seu corpo ser devolvido aos troianos?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Heitor, a esperança dos troianos, foi morto por Aquiles que há doze dias brutaliza o seu cadáver para vingar a morte do amado Patroclus, e já o teria dilacerado não fossem as intervenções de Apolo. Instados por ele, os deuses deliberam pela restituição do corpo para que se cumpram os sacrifícios funerais.

No campo de batalha, o grande Heitor, príncipe de Troia, enfrentou-o e matou-o, acreditando se tratar de Aquiles. Sabendo disso, Aquiles procurou Heitor para um duelo no qual derrota a grande esperança dos troianos.

Quando Aquiles se recusou a lutar devido à sua disputa com Agamemnon, Pátroclo, envergando a armadura de Aquiles, depois de aconselhado por Nestor e com o consentimento de Aquiles, é atacado por Apolo, ferido de morte por Euforbo, finalmente, golpeado por Heitor.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.

Após a captura de Troia, Menelau se vingou de Dêifobo, que havia tomado Helena por esposa após a morte de Alexandre; Dêifobo foi torturado até a morte, cortado em pedaços, e teve orelhas, braços, nariz e o resto do corpo cortados.

Heitor, a esperança dos troianos, foi morto por Aquiles que há doze dias brutaliza o seu cadáver para vingar a morte do amado Patroclus, e já o teria dilacerado não fossem as intervenções de Apolo. Instados por ele, os deuses deliberam pela restituição do corpo para que se cumpram os sacrifícios funerais.

Quem conhece a história da Guerra de Troia, leu a Iliada de Homero ou apenas assistiu o filme Tróia (filme) (2004) sabe que Aquiles vence o confronto com Heitor. Aquiles é lembrado sempre como o herói grego grandioso e Heitor como o príncipe derrotado.

Na segunda versão, não muito diferente da primeira, conta-se que Tétis banhava Aquiles nas águas sagradas do rio Estige, segurando-o apenas pelos calcanhares. Então, Peleu o que pegou e fugiu para bem longe. As duas versões têm algo em comum, pois Aquiles tornou-se um imortal muito poderoso, quase invulnerável.

Aquiles, então, mata Heitor. Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte. De acordo com a mitologia grega, Páris foi guiado pelo deus Apolo para acertar a flecha.

Heitor era filho de Príamo, rei de Troia, e de Hécuba, e marido de Andrómaca, de quem teve um filho, Astíanax. O príncipe Heitor era o comandante das tropas de Troia na guerra contra os Gregos. Foi autor de feitos notáveis durante o cerco de Troia e era o terror dos seus inimigos.

Pouco depois, Páris, irmão de Heitor, lançou contra Aquiles uma flecha envenenada que atingiu exatamente o seu ponto fraca, o calcanhar e matou-o. Em seu poema “A Ilíada”, o poeta grego Homero narra a Guerra de Troia e as proezas de Aquiles, um dos principais guerreiros.

Aquiles, enfurecido, recusou-se a lutar ao lado dos gregos, sabendo que era o mais bravo e feroz entre os guerreiros. Sua mágoa não tinha limites. Depois de muita insistência, indicou para substituí-lo um amigo, Pátroclo, a quem emprestou sua armadura.

Hefesto foi responsável por forjar diversos objetos dos deuses como o escudo mágico de Zeus (Égide), a armadura de Aquiles, o arco e flecha de Eros, o cetro de Agamenon, o tridente de Poseidon, a cinta de Afrodite, dentre outros.

Aquiles decidiu voltar para a guerra e vingar a morte do amigo. Ele venceu o duelo travado contra Heitor. Mesmo com essa importante vitória, os gregos não conseguiram invadir Troia.

Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra. A sua cólera face ao sacrifício de Ifigénia, e os seus ciúmes de Cassandra são apontados como os motivos do seu crime.

No décimo ano da guerra de Tróia, Páris, ou Apolo com as feições de Páris, matou Aquiles cravando-lhe uma seta no calcanhar.