Onde é encontrado o trairão?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

O trairão é uma espécie pré-histórica e bastante agressiva. Pode ser encontrada no norte do Brasil e também nas bacias costeiras das Guianas e Suriname.

Podem alcançar até 60 centímetros de comprimento e pesar cerca de 3 quilos. Vivem em águas paradas, lagos, lagoas, brejos, matas inundadas, e em córregos e igarapés, geralmente entre as plantas aquáticas, onde fica à espreita de presas como peixes, sapos e insetos.

1- Nos lagos de hidrelétricas não dispense os locais onde a água tem velocidade, pois as traíras adoram ficar neles. Desembocadura de córregos e ribeirões são pontos estratégicos.

O recorde já foi homologado por órgão nacional. O pescador esportista, Eduardo Monteiro, pescou um “trairão”, espécie de peixe de água doce conhecida no Pará, Amazonas e Mato Grosso, de 97 centímetros e 29 lbs, que é a medida de peso utilizada.

Traíra Inteira S/ Espinhas – R$ 44,90 Kg.

O “verme do olho do peixe” é muito comum em peixes de água doce de várias regiões do país. Alguns exemplos são os tucunarés, matrinxãs, traíras, corvinas, carás e jacundás. Aliás todos sabem, são seres vivos e estão passíveis de serem afetados por parasitoses e terem a saúde afetada.

A tênia do peixe é um problema adquirido pelo consumo de peixe cru ou mal cozido contaminado por uma espécie de platelminto do gênero Diphyllobothrium. A doença, que também é chamada de difilobotríase, não era comum no Brasil até meados de 2003, quando se tornou mais comum o consumo de peixe cru.

A traíra está ativa quando a água está quente, com temperatura acima de 18 °C. Ela habita locais de água parada e com vegetação aquática abundante. Pedaços de madeira, troncos caídos, latas, são um ótimo esconderijo para as traíras. Nos meses frios se enterram no fundo para suportarem a baixa temperatura da água.

O que faz aparecer traças? É justamente as fontes de alimento, contendo amido e queratina, que atraem esses insetos para dentro de casa. A umidade e ambientes escuros também são grandes abrigos para as traças. Isso é a principal razão que faz elas aparecerem.

Origem do Seu Nome. Ela é conhecida por inúmeros nomes: Muçum, Munsum, Sarapó, Sarapoa, Peixe-Cobra, Moçu, Enguia de Água Doce. No Brasil o nome vem do Tupi a palavra mu'su, mu'sim que significa “escorregadio”.

Embora seja uma espécie bastante agressiva, de dentes extremamente afiados e um corpo repleto de espinhos; a carne da traíra é bastante apreciada por ser sabor marcante.

Qual o melhor horário para pescar traíra? Elas costumam caçar nas primeiras horas do dia e no final da tarde, principalmente no outono e na primavera. Caçam muito bem no meio dos dias de verão em locais rasos. Porém, a opção recai para locais mais fundos durante o inverno, na saída do sol.

Arremesse no ponto do pesqueiro que você acha que tem a presença de uma Traíra. Normalmente ela fica parada em locais com bastante vegetação, troncos, sombras e principalmente em águas paradas. É um peixe bem manhoso, normalmente não precisa dar muita atenção a vara, ou seja, é um peixe e se fisga sozinho.

Caso deseje pescar traíra opte pela lua cheia, porque é mais simples de encontrar essa espécie na superfície. Como eles estão em busca de alimento, isso facilita a fisga desse peixe.

Apesar de serem muito comuns na Amazônia, as traíras são encontradas em praticamente todas as regiões do Brasil. Uma informação muito importante é que elas nunca ficam no meio dos rios, e costumam se abrigar perto de galhos e da vegetação à beira dos lagos. A traíra costuma ficar próxima a galhadas e vegetações.