Qual o maior trairão já pego no Brasil?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

O pescador esportivo Eduardo Monteiro capturou no dia 5 de junho um “Trairão”, um gênero de peixe carnívoro de água doce, de 97 centímetros no Rio Curuá, em Novo Progresso, no Pará. Com o feito, Monteiro conquistou o recorde brasileiro e estadual da BGFA Recordes, órgão brasileiro.

A IGFA tem sede na Flórida, nos Estados Unidos. O recorde atual pertence ao pescador esportivo Robison Cris Brito, que capturou um exemplar que media 63 cm de comprimento e 47 cm de diâmetro. Muito comum nas bacias hidrográficas da Amazônia, o trairão é uma das maiores espécies de peixes de água doce do mundo.

Sua espécie é distribuída no Amazonas, no Pará, no Mato Grosso e em São Paulo. O Trairão habita águas rasas com galhadas, troncos, juncos e capim, em remansos de rios, lagoas e represas, sempre emboscando suas presas.

Pescado mede 97 centímetros e deve entrar para a lista de recordes mundial. O recorde já foi homologado por órgão nacional. O pescador esportista, Eduardo Monteiro, pescou um “trairão”, espécie de peixe de água doce conhecida no Pará, Amazonas e Mato Grosso, de 97 centímetros e 29 lbs, que é a medida de peso utilizada.

As traíras podem atingir aproximadamente 70 centímetros de comprimento e 5 quilogramas de peso. Não se deve confundir a traíra com o trairão (Hoplias lacerdae) da Amazônia, que pode chegar a um comprimento de 1 metro e atingir um peso de até 18 quilogramas.

O trairão, de aparência pré-histórica e cara de mau, é um dos peixes mais vorazes da região amazônica. Ele pode atingir um metro de comprimento e pesar 20 quilos. Peixe de escamas, corpo cilíndrico, de boca e olhos grandes, tem dentes caninos bastante afiados.

Suportam águas com baixos teores de oxigênio dissolvido e atingem a maturidade sexual por volta do segundo ano de vida.

Já foram encontrados pirarucus de quase 3 metros de comprimento, o que rendeu a esse peixe o apelido de “Gigante da Amazônia”. Aliás, até mesmo o seu nome científico diz o quanto ele é grande: Arapaima gigas, ou o “gigante do gênero arapiama".

O ideal é fazer um líder curto, cerca de 40 cm, com monofilamento de 0,40 mm a 0,50 mm.

Peixe tem 60,96 cm de comprimento e pesa 4,35 kg. A norte-americana Pamela Henry bateu o recorde mundial ao pescar uma tilápia azul de 60,96 centímetros e 4,35 quilos. A marca foi reconhecida pela Associação Internacional de Pesca Esportiva, segundo reportagem do jornal "TC Palm".

bom isso aconteceu em 2002. e foi no zimbábio. e essa tilápia pesava um pouco mais de 6kg.

O maior tucunaré-açu já registrado oficialmente pesava 13 quilos, media 94 centímetros e foi fisgado em 2010 pelo pescador esportivo Andrea Zaccherini, morador de Cravinhos, na região de Ribeirão Preto.

O pirarucu

O pirarucu, o peixe enorme da região amazônica, é famoso por ser o maior do mundo, mas outras espécies que se aproximam em tamanho e peso.

As diferenças entre traira e trairão são muito sutis, pra quem se arrisca uma delas está dentro da boca (traíra tem a língua áspera e trairão lisa)! Outra dica é a parte de baixo da mandíbula. Na traíra tem a forma de V e no trairão tem a forma de U....

trairão

No Pará, um pescador foi reconhecido por ter pescado o maior peixe do Brasil. O "trairão" tem 97 centímetros e pesa 13 quilos.