Onde está a Arca de Noé hoje em dia?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Na Bíblia consta que a Arca de Noé se firmou nas montanhas turcas de Ararate no 150º dia do dilúvio. Agora, um explorador norte-americano declara que, em breve, revelará provas de que a Arca de Noé está mesmo na Turquia.

rio Maas

A réplica está localizada no rio Maas, na Holanda, e nos últimos 2 anos surpreendeu moradores e turistas que passam por lá. A obra mede mais de 91 metros de comprimento e tem 5 andares.

É um recetáculo protegido por Deus em Noé, símbolo da Sua Aliança e presença junto do Povo Escolhido da Bíblia e também símbolo da Igreja. De alguma forma, representa também o cofre onde são guardados os tesouros do conhecimento e da vida na sua conservação e regeneração cíclicas.

Apesar de tantas adversidades, do pânico da morte iminente, todos os que estavam dentro da arca se salvaram, nem um único animal se perdeu ou se feriu. Isso aconteceu porque foi Deus quem fechou a porta da arca, mostrando que, estando ali dentro, nenhum mal os atingiria, não im¬portando o tamanho do caos no ex¬terior.

Na Arca estavam guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná. Para transportá-la foram colocadas quatro argolas de ouro puro, cada uma, nas quatro laterais da mesma, duas de um lado e duas do outro, para que varais pudessem ser encaixados.

19 E aferiu o Senhor os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor, até matar do povo cinquenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande matança entre o povo.

Ora, o Senhor feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porque o Senhor o ferira com tão grande morticínio.

No livro Noah's Flood (O Dilúvio de Noé, em tradução livre), de William Ryan e Walter Pitman, geólogos marinhos relatam acreditar ter encontrado a origem histórica das lendas de uma grande enchente que destruiu civilizações antigas que margeavam o Mediterrâneo e o Mar Negro há 7,6 mil anos.

E Deus disse a Noé, Faze uma arca de madeira resinosa2; tu a farás de caniços3 e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Eis como farás: para o comprimento da arca, trezentos côvados, para a sua largura, cinquenta côvados; para a altura, trinta côvados.

Introdução. O Senhor ordenou a Noé que construísse uma arca na qual sua família e “tudo o que vive, de toda a carne” (Gênesis 6:19) fossem salvos do Dilúvio.

Segundo a tradição, houve uma época em que o mundo era dominado pela maldade e pela violência, pelo que Deus resolveu fazer desaparecer da terra todos os vícios humanos, aniquilando para tal o homem e os animais.

1 – Temos que entrar na Arca/Igreja:
Noé entra na barca e consequentemente entra na igreja que estava dentro de si. Ele não tinha nenhum santuário, templo no qual pudesse ali elevar a sua oração a Deus. Assim somos nós, incapacitados de fazermos nossas visitas à igreja.

O termo Hebraico para a famosa história bíblica do dilúvio é mabul.

6 E aconteceu que, ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito. 7 E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas secaram de sobre a terra.

Segundo os monges, a Arca da Aliança permanece escondida em um templo próximo ao lago Zway. Até hoje, ninguém foi autorizado a entrar neste templo e, finalmente, desvendar o mistério sobre a Arca. Sem maiores comprovações, alguns arqueólogos ainda concentram suas buscas na cidade de Jerusalém.