Onde está a Estrela de Belém no céu?

Perguntado por: iaparicio . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

A conjunção planetária entre Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do Sistema Solar, poderá ser vista a olho nu, pouco após o pôr do sol, na direção oeste do céu noturno. Quanto mais próximo da linha do Equador, mais visível será esse fenômeno que, segundo os astrônomos, não acontecia há cerca de 800 anos.

O fenômeno fica visível após o pôr do sol, na linha do horizonte – mas a cada dia, se aproxima mais do horizonte até deixar de ser visto.

Para os cristãos, Estrela de Belém simboliza a chegada de Jesus.

Planetas (18h – 05h): Mercúrio e Vênus estarão visíveis perto do horizonte oeste (região do pôr do Sol), no início da noite, apenas por meia-hora. Até à meia-noite, Saturno e Júpiter estarão visíveis, estando no topo do céu no início do mês e se aproximando da região oeste conforme o passar das noites.

Há relatos que dão conta que eram 12 os magos, mas Melquior, Gaspar e Baltasar, saídos de pontos diferentes, se encontraram ao seguir a Estrela de Belém e juntos enganaram Herodes e chegaram à manjedoura onde estava o Menino Jesus.

Solstício de dezembro
O solstício ocorrerá no dia 21, à 0h48, no horário de Brasília, e marcará o início do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.

Astrônomos do século XVI explicaram que se a Estrela de Belém se tratava de um cometa, mais precisamente o cometa Halley.

Próximo ao Natal, o nome do fenômeno faz uma alusão à história bíblica. Segundo o livro sagrado, a Estrela de Belém teria guiado os Três Reis Magos ao local do nascimento de Jesus. "A data em que ele ocorre coincide com o solstício de verão no hemisfério Sul e a proximidade com a data comemorativa do Natal.

O projeto original, do Poder Executivo, manteve uma tradição: a única estrela localizada acima da faixa de Ordem e Progresso, a chamada "Spica - Alfa de Virgem", continuou representando o estado do Pará, o estado mais ao norte do País no início da República.

Quando a alma natural se encontra vazia e desaparece, e a nova alma nasce, nela irradia a estrela de Belém: a estrela de cinco pontas brilha a partir do microcosmo através da personalidade. Ela está inscrita em um pentágono.

A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país.

Popularmente conhecido como “Estrela d'Alva” ou “Estrela Vespertina”, o planeta será visível a olho nu na direção noroeste a partir do pôr do sol, por volta das 18:00, até as 20:20, quando desaparece no horizonte.

Essa espécie deve ser cultivada sob sombra ou meia-sombra. O substrato ideal para o cultivo da estrela-de-belém é drenável, fértil e leve. Importante: que seja enriquecido com matéria orgânica. É necessário que ela receba irrigação frequente.

Assim, a Estrela de Davi é formada pela sobreposição de duas das três letras do nome Davi. Outra interpretação é que um dos triângulos representa o homem e suas três vertentes (corpo, alma e espírito), e o outro remete a Deus e à Santíssima Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo).

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol. Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra.

Bayt Lahm em árabe ou Beit Lehem em hebraico são uma e a mesma coisa: a Casa do Pão. É o nome da cidade onde nasceu Jesus, como acreditam os cristãos, a Belém de David, nascido pastor e coroado rei e a terra da Palestina que hoje vive estrangulada por um muro de segurança imposto por Israel.

Até o dia 05, Vênus estará visível próximo ao horizonte oeste, logo após o pôr-do-Sol. O planeta Marte também poderá ser avistado na mesma direção.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

A cor das estrelas depende do calor que chega do núcleo à superfície delas e tem, portanto, relação com a sua temperatura. As estrelas com superfície mais quente apresentam cores branca ou azulada, e aquelas de cor avermelhada são as que têm a superfície menos quente.

A Estrela de Davi é uma estrela de seis pontas (hexagrama), também conhecida como “escudo de Davi”. Não se sabe ao certo quando ela foi criada, mas alguns historiadores afirmam que ela é conhecida desde 4.000 a.C. E apesar de ser um dos símbolos mais fortes do judaísmo, ela não é de uso exclusivo desta religião.