Onde está escrito na Bíblia que não pode beber?

Perguntado por: aramires . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

“Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5,18). A primeira referência que encontramos na Bíblia sobre a embriaguez está em Gn 9,21 onde Noé parece se comportar como alguém que está com alguma alteração de consciência.

Jesus bebia álcool e às vezes era acusado de ser beberrão (Mateus 11:19). Mas ele era um exemplo de moderação, mantendo o equilíbrio e o bom senso. Ele mostrou que é possível beber sem se embriagar, nem ficar viciado, nem cometer outro tipo de pecado.

Entregar-se Incondicionalmente. “E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus” (2 Coríntios 8:5). Buscar a Deus é nos entregar a ele completamente.

Isso pode parecerer para muitos que beber não é pecado, desde que a prática seja adotada com autocontrole e de forma comedida. Por outro lado, a embriaguez e o vício (considerados excessos) são, sim, considerados transgressões do ponto de vista religioso.

#6 Temente a Deus
Por último, a virtude mais importante da mulher de provérbios 31: muito além de qualquer outra boa característica, ela é temente a Deus. Apesar de procurar dar sempre o seu melhor, esse tipo de mulher sabe que seus merecimentos e esforços não a levarão a lugar algum.

Se, por outro lado, o indivíduo sabe que o con- sumo pode ser imoderado mas não tem consciência de que intoxica, então a embriaguez pode envolver um pecado venial. Se, por fim, ele tem consciência das duas coisas, então é um pecado mortal porque se priva conscientemente da razão.

Provérbios 31. Condenam-se o vinho e as bebidas fortes — Faze justiça aos pobres e aos necessitados — Uma mulher virtuosa é mais valiosa que rubis. 1 Palavras do rei Lemuel, a profecia com que lhe ensinou a sua mãe.

Os santos são exortados a evitar a impureza e a andar retamente — Marido e mulher devem amar um ao outro.

Provérbios 20. O vinho é escarnecedor, e a bebida forte é alvoroçadora — Volta-te ao Senhor, e Ele te salvará. 1 O avinho é escarnecedor, a bebida forte é alvoroçadora, e todo aquele que neles errar nunca será sábio. 2 Como o bramido do leão é o terror do rei; o que o provoca a ira peca contra a sua própria alma.

Há um tipo de influência mais complexa provocada pelos espíritos que se denomina vampirismo. Acontece quando o espírito se satisfaz por meio das emanações do encarnado, assim como um animal vampiro que se alimenta do sangue.

Temer a Deus não é ter medo dEle, mas demonstrar reverencia. O temor do Senhor pode facilmente ser a síntese do livro de Provérbios, de maneira que ele é o grande freio moral. Temer a Deus é conhecê-lo, honrá-lo e obedecer-lhe. "Se fores sábio, para ti serás sábio; e, se fores escarnecedor, só tu o suportarás.

Este provérbio identifica a grande confiança e motivação. “Vê que é boa sua mercadoria.” A mulher virtuosa sabe que o seu desempenho, produtividade e produtos são bons.

Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, que leva à devassidão, mas deixai-vos encher pelo Espírito, be not.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

  1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. ...
  2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. ...
  3. Inveja. ...
  4. Ira. ...
  5. Luxúria. ...
  6. Gula. ...
  7. Preguiça.

Já na categoria de pecado mortal, estão as faltas mais graves, cometidas de forma livre e consciente, que infringem os mandamentos da Lei de Deus e resultam na perda do estado da graça. Para reverter essa situação, devemos recorrer ao sacramento da confissão.