Onde está escrito quem é este o Rei da Glória?

Perguntado por: iconceicao3 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.

Jesus é o Rei da glória. Ele é o Senhor forte e valente nas guerras (v. 8) que venceu o Diabo e todos os demônios. Esta vitória é relatada em Colossenses 2.15: E, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.

Esse salmo prefigura a vitória de Jesus Cristo, o guerreiro divino, que se fez homem, que venceu todos os inimigos e para quem todas as portas se abrem, pois Nele está toda a plenitude do poder de Deus! Nem mesmo a morte conteve Seu poder, Ele triunfou sobre tudo e todos!

Moisés

O Salmo 91 foi escrito por Moisés e pode ter sido um salmo cantado no deserto e usado pelos levitas em sua adoração. O Salmo começa com uma declaração firme de que Deus é o nosso refúgio, a nossa fortaleza, o nosso lugar de segurança. 1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

É provável que o Salmo 24 tenha sido escrito na ocasião da chegada da Arca, que havia sido negligenciada durante décadas antes do reinado de Davi. Ele animou o povo para buscar a Arca, que representou simbolicamente o trono de Deus.

Significado de Glória
[Religião] Beatitude celeste; bem-aventurança, céu: a glória do reino de Deus. Louvor que se oferece a; homenagem, exaltação: glória a Deus. Excesso de grandeza; beleza, magnificência: o prêmio foi dedicado aos homens de honra e glória.

Na Carta aos Colossenses, Paulo afirma a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em nós, a esperança da glória de Deus (Cl 1:27). Paulo experimentou a força transformadora do Evangelho de Cristo e reconhece o seu poder de romper barreiras, libertar de prisões e assegurar vida.

Quem é o Rei da glória? O SENHOR dos Exércitos; ele é o Rei da glória. O salmo começa declarando que a terra (o mundo) é do Senhor, e termina com ele entronizado em Jerusalém.

A expressão “a glória da segunda casa será maior do que a da primeira” vem de Ageu 2:9, que fala sobre a construção do segundo templo em Jerusalém. Os israelitas estavam desanimados, porque o segundo templo não era tão bonito como o primeiro, mas Deus prometeu que teria uma glória maior.

O pecado nos separa da presença de Deus mas Jesus veio para nos dar novamente acesso a Deus, nos purificando do pecado. Agora quem é salvo pode entrar na presença de Deus sem medo de castigo e aberto para receber sua transformação.

A riqueza não é fonte de segurança, ela pode sumir em um piscar de olhos, colocar nossa confiança no dinheiro é ser tolo. “Não comas o pão daquele que tem o olhar maligno, nem cobices as suas iguarias gostosas. Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele.

24:3-4 Benefícios da sabedoria
Os benefícios da sabedoria, do discernimento e do conhecimento podem ser os acessórios literais da casa, ou simbolicamente o caráter e os relacionamentos da família que vive naquele lar. O melhor fundamento para um lar pleno é e sempre será Deus.

TJS, Êxodo 4:24–27.
Quando o Senhor ameaça matar Moisés por não circuncidar seu filho, Zípora salva a vida dele ao realizar ela mesma a ordenança. Moisés confessa seu pecado.

O significado do Salmo 91 - a fidelidade de Deus
A grande verdade do Salmo 91 é que Deus nunca abandona seus fieis. Você pode confiar totalmente em Deus, porque Ele nunca falha! Mesmo nas circunstâncias mais assustadoras, Deus está presente e tem poder para salvar.

Contexto e temas. O Midrash declara que o Salmo 91 foi composto por Moisés no dia em que completou a construção do Tabernáculo no deserto. Os versos descrevem a própria experiência de Moisés ao entrar no Tabernáculo e ser envolvido pela nuvem divina.

O laço do passarinheiro é uma armadilha usada por caçadores de aves para capturar pássaros. Na Bíblia, a fórmula “laço do passarinheiro” traduz uma expressão hebraica que significa literalmente “armadilha para pássaros”.

23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. 22 Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra essas coisas não há lei.