O que é a indústria 4.0 Como você está se preparando para este novo cenário que está chegando?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

O que a indústria 4.0 traz é o salto tecnológico de elevar essa automação à máxima potência, permitindo aos robôs desempenharem funções cada vez mais complexas. E não estamos falando apenas do operacional, como soldar duas placas de aço, mas também de tarefas que pensávamos serem exclusivas de nosso intelecto.

Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. O foco da Quarta Revolução Industrial é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos.

Os impactos causados pela Indústria 4.0 afetam (e afetarão) o mercado como um todo. Novos modelos de negócios e profissões (que podem, inclusive, substituir os que já existem) e demandas inéditas por parte das empresas são apenas alguns exemplos de como essa Revolução pode (e vai) mudar o mundo.

Portanto, a indústria 4.0 tem como premissa a conexão entre dispositivos inteligentes, tanto na cadeia de produção quanto na logística das organizações. Isto é, conectar máquinas, sistemas e ativos com a intenção de criar redes inteligentes para aperfeiçoar o controle produtivo.

Os princípios da Indústria 4.0

  • Operações ágeis e em tempo real. Com a aquisição e o tratamento de dados de forma instantânea, por meio de softwares que permitirão maior agilidade na tomada de decisão.
  • Grande volume de informação. ...
  • Maior controle e monitoramento. ...
  • Automação total dos processos. ...
  • Flexibilidade.

Os principais pilares tecnológicos para essa transformação são: Big Data: análise de grandes volumes de dados; Computação em nuvem: é o compartilhamento e armazenamento de dados totalmente online, melhorando o tempo de resposta e garantindo mais segurança aos processos.

Como está o Brasil e a Indústria 4.0 hoje? A Indústria 4.0 no Brasil 2021 ainda está em desenvolvimento, hoje sendo mais um conceito do que propriamente uma realidade aplicada, visto que ainda são poucas as indústrias que contam com recursos avançados de tecnologia em seus serviços.

Profissões em alta na Indústria 4.0

  • Profissional de cibersegurança.
  • Profissional de Big Data.
  • Profissional de impressão de alimentos.
  • Profissional de IoT.

Na indústria 4.0 pessoas, sistemas e máquinas estão melhor integrados, possibilitando um processo de produção muito mais ágil e inteligente, ao mesmo tempo, ele é sustentável e econômico. Assim a empresa consegue produzir mais com um custo menor e mantendo a qualidade.

São cinco os principais desafios que deverão ser superados pelos líderes de negócio neste cenário: segurança, falta de habilidade, tecnologias legadas, Inteligência Artificial (IA) e, claro, conectividade. Em primeiro lugar, a segurança dos dados certamente deve ser uma grande preocupação no cenário 4.0.

Com a maior automatização dos processos, as pessoas, que não precisavam realizar tanto trabalho repetitivo, passaram a ter mais tempo para analisar e tomar decisões. Foi justamente nessa época que surgiu o conceito de capitalismo financeiro e o incentivo às pesquisas, que impulsionou mais inovações.

A Indústria 4.0 representa uma evolução dos processos atuais. Com o uso da tecnologia, da Internet das Coisas (IoT) e de softwares inteligentes, vai ser possível deixar todo o processo produtivo mais autônomo e eficaz, além de diminuir os custos.

Devido a Indústria 4.0 potencializar a automação, fazendo com que as máquinas desempenham funções designadas aos seres humanos, alguns trabalhos podem desaparecer, assim como novas profissões podem surgir. Os profissionais que perderem suas atividades do trabalho poderão ser realocados para atividades estratégicas.

De acordo com a pesquisa “O futuro do trabalho”, divulgada em 2016, a indústria 4.0 e suas transformações não irão apenas extinguir muitos postos de trabalho, elas também criarão novas funções e cargos em diversos outros segmentos do setor industrial.

Há a expectativa de aumento dos rendimentos a níveis globais, o que, junto ao uso das novas tecnologias, aumentará a qualidade de vida. A própria saúde, com o uso da biotecnologia, será beneficiada, com a impressão de ossos e órgãos em impressoras 3D, com o uso do DNA do paciente, entre outros.