Onde estão localizadas as unidades de Conservação no Ceará?

Perguntado por: ajaques2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Unidades de Conservação Estaduais

Unidade de ConservaçãoDiploma LegalRegião/Município
24. Parque Estadual Sítio FundãoDecreto nº 29.307, de 05/06/2008Crato/ Juazeiro do Norte
25. Corredor Ecológico do Rio PacotiDecreto nº 25.777, de 15/02/2000Aquiraz, Itaitinga, Pacatuba, Horizonte, Pacajus, Acarape e Redenção

NGI - ICMBio ARARIPE

  • Área De Proteção Ambiental Chapada Do Araripe.
  • Estação Ecológica De Aiuaba.
  • Floresta Nacional De Negreiros.
  • Floresta Nacional Do Araripe-Apodi.

É um conjunto de superlativos (veja mapa à pág. A18). A maior unidade de conservação de floresta tropical do mundo nasce na calha norte do Amazonas: a Estação Ecológica Grão-Pará, com 4,2 milhões de hectares, desbanca o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, com 3,9 milhões.

Elas são divididas em Unidades de Proteção Integral e de Uso Sustentável. Fazem parte da primeira categoria Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio da Vida Silvestre.

Unidades de Conservação de Proteção Integral – são totalmente fechadas para qualquer tipo de ocupação; estão neste grupo: Estações Ecológicas, Reservas Biológicas; Parques Nacionais; Parques Estaduais; Parques Naturais Municipais; Refúgio de Vida Silvestre.

Atualmente no Brasil, há 336 Unidades de Conservação federais, das quais 145 estão localizadas na Amazônia Legal. Estas, somadas a mais 194 unidades estaduais, compõe uma extensa rede formada por 122 unidades de proteção integral e 217 unidades de uso sustentável.

O Brasil conta atualmente com um total de 2.446 UCs, entre unidades de nível federal, estadual e municipal, que cobrem cerca de 18% do território continental do país e 26% das áreas marinhas.

As unidades de conservação (UC) são áreas territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, criadas e protegidas pelo Poder Público com objetivos de conservação. Elas contribuem para a conservação de espécies e atividades educativas que visem à sensibilização ambiental.

Elas são reguladas pela Lei federal 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). Estão divididas em dois grupos: as de proteção integral e as de uso sustentável.

A Caatinga possui aproximadamente 82.794.188 ha. Atualmente 7,8% da área deste bioma está sob proteção de 168 unidades de conservação, correspondendo a uma área de 6.423.956 ha. Desse total 17,1% da área protegida está em UCs de proteção integral, 82,6% em UCs de uso sustentável e 0,5% em RPPNs.

Fortaleza é a única capital localizada na Caatinga. Rio Grande do N. Desde 1946, foram criadas 173 UCs (unidades de conservação) no bioma. Elas são categorizadas como proteção integral ou de uso sustentável.

Parque Nacional do Itatiaia

Criado em 14 de junho de 1937 pelo Decreto no 1.173 do presidente Getúlio Vargas o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) foi o primeiro Parque Nacional estabelecido no Brasil, sendo assim uma referência histórica para as Unidades de Conservação (UC) nacionais.

Dentre essas funções, destacamos: (1) amenizar o clima (deixar mais úmido, absorvendo o gás carbônico e liberando oxigênio); (2) dar fertilidade ao solo evitando que ele deslize; (3) produzir e proteger a água que vai para os rios e represas; (4) garantir ambientes conservados para que abelhas, borboletas, aves e ...

Órgãos executores: representados na esfera federal, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e IBAMA, em caráter supletivo, e nas esferas estadual e municipal, pelos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente.

As UC são criadas por ato do poder público (federal, estadual ou municipal) após a realização de estudos técnicos e consulta pública que permitam identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade.

As unidades de conservação (UC) são espaços territoriais, incluindo seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das ...

São permitidas as atividades que contemplam a coleta e utilização dos recursos, mas de uma maneira equilibrada, como por exemplo as atividades de pesquisa científica, turismo, produção florestal, produção agrícola e pecuária desde que compatibilizada com os objetivos da UC, entre outros.

O grupo das Unidades de Conservação de Uso Sustentável compreende as seguintes categorias de UC: I - Área de Proteção Ambiental; II - Área de Relevante Interesse Ecológico; III - Floresta Nacional; IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; e VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

A porcentagem de cada bioma em unidades de conservação não é homogênea: Amazônia, 28%; Caatinga, 8,8%; Cerrado, 8,3%; Mata Atlântica, 9,5%, Pampa, 3%; Pantanal, 4,6%. Além disso, o país conta com 963 mil km2 de unidades de conservação no mar, totalizando 26,4% de sua área marinha; 22,9% em Áreas de Proteção Ambiental.