Onde estão os yanomanis?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os Yanomami são um povo indígena que vive na Floresta Amazônica entre o Brasil (no estado de Roraima e no estado do Amazonas) e a Venezuela, sobre uma área de 192 mil km².

Os Yanomami vivem em grandes casas comunais circulares chamadas de “yanos” ou “shabonos”. Algumas podem acomodar até 400 pessoas. A área central é utilizada para atividades tais como rituais, festas e jogos. Cada família tem sua própria fogueira onde o alimento é preparado e cozido durante o dia.

A informação foi revelada pela "Folha de S. Paulo" e confirmada ao g1 na manhã desta sexta-feira (6). Os indígenas desapareceram na última semana de abril.

Após a denúncia feita pelos Yanomami, a aldeia foi incendiada e o povo desapareceu. 25 pessoas. É inaceitável o descaso com que nosso país trata nossos povos indígenas. Como eu já disse mil vezes eles são os verdadeiros donos de toda e qualquer terra do nosso Brasil”, alertou Anitta no Twitter.

  • Roraima
  • Amazonas

O etnônimo "yanomami" foi produzido pelos antropólogos a partir da palavra yanõmami que, na expressão yanõmami thëpë, significa "seres humanos".

Os Ticuna configuram o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira.

Os Yanomami são semi-nômades. Como sua alimentação depende do cultivo de roças suplementado pelos produtos da caça, da coleta de frutos e insetos, eles se mudam periodicamente quando a região circunvizinha diminui seu potencial produtivo13,15.

O principal ritual yanomami é a cerimônia dos mortos, chamada reahu. Para entrar em contato com os espíritos de seus entes queridos, os membros da tribo inalam um pó alucinógeno chamado paricá. No organismo, o componente extraído de cascas de árvores deixa os indígenas em estado de transe.

Mais de 20 yanomamis da comunidade queimada após estupro estão desaparecidos. Mais de 20 moradores da comunidade Yanomami onde a menina indígena de 12 anos foi estuprada e morta por garimpeiros permanecem desaparecidos. Nas redes sociais, ativistas, artistas e sociedade civil cobram por respostas "Cadê os Yanomamis"?

Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas. A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%). Já a maioria deles fala a língua portuguesa (77%).

Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.

Com cerca de 46 mil pessoas, a maior etnia é a Ticuna, que habita a região da Amazônia. A maioria da população indígena, 37,4%, vive na região Norte. De acordo com levantamento realizado em 2019 pela ONG Land is Life, existem 28 tribos isoladas no Brasil.

Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo.

Embora não tão conhecidas como os povos indígenas e seringueiros, há também outras populações tradicionais nos meandros do bioma, como quilombolas, ribeirinhos, pescadores e pescadoras artesanais, agricultores familiares, piaçabeiros, peconheiros, e outros.

Grupos indígenas, como os Yanomami, os Ashaninka, os Matis, os Marubo e os Kayapó, habitam a Amazônia há milhares de anos e lentamente acumularam um conhecimento detalhado sobre a floresta tropical úmida e os métodos para dela tirar sua subsistência.

Os adornos corporais são um ponto importante dos costumes Yanomami. O homem possui somente uma vestimenta, a qual constitui-se por um fio ao redor dos quadris e atado ao prepúcio para levantar o pênis.

Este é um retrato aprofundado dos profissionais de saúde que trabalham na região indígena Yanomami. São enfermeiros e técnicos em saúde que dedicam suas vidas a tratar os habitantes dos pequenos abrigos isolados nos confins da floresta, onde esses profissionais de saúde formaram seus polos de atuação.

Teon - Morte em Tupi-Guarani (1988)