Onde estão os solos férteis?

Perguntado por: lcastro9 . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

São solos que se formam a partir de sedimentos (fragmentos de rochas) advindos de outros lugares e transportados pela ação das águas e dos ventos. Encontram-se em diversas áreas do território brasileiro, em regiões de várzeas e proximidades de rios e cursos d'água.

Terra roxa

Terra roxa: solo extremamente fértil, possui uma coloração avermelhada. É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra roxa é resultado da decomposição de rochas compostas de basalto, que tem origem vulcânica.

Bioma Pampa
Esse bioma é encontrado na região sul do Brasil e apresenta solo fértil, o que torna a atividade agropecuária comum nessa região.

1 Diz-se de solo que não serve para o cultivo; árido, improdutivo, infrutífero, selvagem: Neste solo estéril não se deve plantar nada.

Bactérias, fungos, algas e outros microrganismos colaboram para a fertilidade do solo. Muitos destes seres microscópicos atuam no processo de decomposição de animais e vegetais mortos, gerando matéria orgânica de alto valor fertilizante para o solo.

Segundo o pesquisador, um exemplo é o Vertissolo, o mais rico do mundo em termos de cálcio, magnésio e potássio, mas que não permite atingir as melhores produtividades porque suas propriedades físicas são muito limitantes devido a extrema dureza em condições naturais quando o solo está seco (se ocorrer compactação, ...

O primeiríssimo lugar no ranking dos maiores produtores agrícolas do mundo vai para a China, que tem o desafio de prover alimentos para mais de 1,4 bilhão de habitantes.

O preço médio das terras no Brasil registrou alta nominal de 39,47% nos três primeiros meses do ano, com o hectare valendo cerca de R$ 22 mil reais. Em 2021, a média de preço estava em cerca R$ 15,8 mil de acordo com estudo divulgado pela S&P Global.

O Brasil apresenta uma área agricultável disponível total estimada em 152,5 milhões de hectares ou 17,9% do território, sendo que destes 62,5 milhões de hectares ou 7,3 % do território é constituído pela área agricultável já utilizada.

O pH (potencial hidrogeniônico) indica o nível de acidez ou alcalinidade da terra. As plantas necessitam de uma acidez neutra, que varia entre 6,0 a 6,8. Quando um terreno apresenta essa taxa, é sinal de que é fértil.

Os principais tipos de solo são os argilosos, os arenosos, os humosos e os calcários. Eles apresentam diferenças significativas em termos estruturais e também de fertilidade.

Floresta Amazônica

Contrariando a exuberância da floresta, o solo da Amazônia é considerado pobre em nutrientes. Em contraponto à beleza da Floresta Amazônica, seu solo não possui grande riqueza em nutrientes.

"Quando vazado ou jogado no solo, o OLUC provoca a infertilidade do terreno, inutilizando-o tanto para a agricultura quanto para edificações", explica.

SOLO FÉRTIL: “É aquele que contém em quantidades suficientes e balanceadas, todos os nutrientes essenciais, em formas assimiláveis pelas plantas, estando razoavelmente livre de materiais tóxicos e possui propriedades físicas e químicas satisfatórias”.