Onde fala na Bíblia sobre favor imerecido?

Perguntado por: upereira6 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Paulo, assim, escreve em Romanos 12.3: “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.

14 O Senhor sustenta todos os que caem, e levanta todos os abatidos. 15 Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo. 16 Abres a tua mão, e satisfazes os desejos de todos os viventes.

Porque Deus cria tudo com perfeição, Ele não volta atrás no que é criado por Ele. Assim, a graça e o nosso livre-arbítrio não têm fim. Mas enquanto o indivíduo não passar a vivenciar realmente o evangelho, o que equivale a aceitar a graça, ele não a recebe.

8 Porque pela agraça sois bsalvos, por meio da cfé; e isso não vem de vós; é ddom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se aglorie. 10 Porque somos afeitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que bandássemos nelas.

Favor, graça, aceitação É o que o Senhor manifesta sobre sua vida para te favorecer diante de pessoas e diante de situações que parecem impossíveis.

“Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo. Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente. Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal.

“A maneira do Senhor de cuidar dos necessitados difere da maneira do mundo. O Senhor disse: 'É necessário que [cuidar dos pobres] seja feito a meu modo'. Doutrina e Convênios 104:16; ver também o versículo 15.

Ele afirma que “mais bem-aventurado é dar do que receber”: “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, devemos socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: mais bem-aventurado é dar que receber” (Atos 20, 35).

7 Mas o que para mim era ganho, tive-o por perda por causa de Cristo. 8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual sofri a aperda de todas essas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo.

19 A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. 21 de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

- a graça preveniente; - a graça justificadora; - a graça santificadora.

O Salmo 70 é um pedido de ajuda urgente para acalmar o coração de quem precisa, preenchendo de fé e esperança. Para a graça ser alcançada, é necessário ler com muita concentração. Além de acreditar e estar atento aos sinais e intuições. Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me.

A graça visa permitir-nos guardar mais perfeitamente os mandamentos e procurar andar mais próximos de Deus, até atingirmos a plena estatura de Cristo. De todos os atributos de Jesus Cristo, talvez o mais significativo seja o de que Ele é “cheio de graça” (João 1:14).

26 Porque, assim como o corpo sem o aespírito está bmorto, assim também a fé sem as obras é morta.