Onde fala na Bíblia sobre vaso escolhido?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

12: Atos 21–28 PAULO — UM VASO ESCOLHIDO.

O apóstolo fala que quem não faz a vontade de Deus é como um vaso de desonra por que seu interior está sujo. Além disso diz que estão “preparados para a perdição” como um vaso que de tão sujo você joga fora por que não adianta nem lavar.

Esses vasos eram feitos com peles de animais. Eram usados para transportar água (Gênesis 21:14,15,19), leite (Juízes 4:19) e vinho (Josué 9:4,13; I Samuel 1:24; 10:3; 16:20; II Samuel 16:1). A palavra também é usada em sentido figurado, segundo se vê em Jó 32:19 e Isaías 40:15.

Trata-se de uma comparação. Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7). Vaso é uma pessoa muito usada por Deus em profecia, em revelação, em mistério, na palavra ensinada e etc. Seja vaso de Deus.

Deus comparou nossa vida como um vaso nas mãos do oleiro. Assim como o oleiro molda o barro e faz dele um vaso de utilidade desejada, Deus também nos molda para ser uma bênção. Como vaso nas mãos do Senhor, somos vaso em construção, pois Ele está aperfeiçoando nossa vida.

2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. 2 Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

E não há só as variedades funcionais que os vasos possuem, mas existe a pluralidade de materiais atribuídos para a criação de vasos, como: a cerâmica (Apocalipse 2.27), o barro (2 Coríntios 4.7), o ouro e a prata (2 Timóteo 2.20).

O barro era colocado sobre uma mesa redonda que era ligada por um eixo a uma roda menor, quase à altura do chão. O oleiro, com os pés, girava a roda de baixo que girava a roda de cima, e com as mãos moldava o barro que rodava. Assim eram feitos, segundo a vontade do oleiro, utensílios e vasos de barro.

Na hora de escolher os tipos de vaso para plantas, leve em conta seu porte e o espaço que você tem no ambiente. Isto é, seu tamanho e o quanto ela ainda crescerá. Uma vez que plantas de porte maior, precisam de vasos grandes para se desenvolverem bem. Caso contrário os objetos ao redor podem estragar suas folhas.

Principais tipos de vasos

  1. Vasos de Cerâmica. Os vasos de cerâmica também são conhecidos como vasos de barro. ...
  2. Vasos de Plástico. Outra opção muito comum e vista em todos os locais são os vasos de plástico. ...
  3. Vasos de Cimento. ...
  4. Vasos de Madeira. ...
  5. Vasos de Vidro. ...
  6. Vasos de Polietileno.

Existem três tipos principais de vasos que fazem a circulação do sangue: veias, artérias e capilares.

O vaso não serve apenas para colocarmos rosas, tulipas ou quaisquer que sejam as flores de nossa escolha, mas ele também nos serve como um elemento decorativo muito importante.

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor.

Vamos aprender sobre os tipos de vasos:

  • 1- Vaso de bronze. Um vaso forte como uma armadura, mais resistente do que a prata e do que o ouro.
  • 2- Vaso de prata. Um vaso cheio de brilho diante dos olhos do Senhor (Salmos 66.10).
  • 3- Vaso de ouro. ...
  • 4- Vaso de barro. ...
  • CONCLUSÃO.

Nesta parábola, de acordo com a interpretação dos cristãos, o oleiro seria a figura do próprio Deus, dotado de misericórdia e paciência e responsável por, aos poucos, moldar as imperfeições das pessoas.

Porque para servir a Deus como vaso de bênção, você precisa de santidade, precisa de humildade, precisa de compromisso, precisa de submissão, precisa de obediência a Deus... Você não será um vaso fraco nem defeituoso, se receber esses acréscimos.

Para que a barro seja moldado, ele precisa antes ser amassado. Nas lutas e provações que passamos, Deus está amassando o barro para fazer um vaso segundo a Sua vontade. Se nesse processo o barro não oferece qualidade, o oleiro precisa alterar o seu projeto original.

VASOS DE HONRA E DESONRA:
Deus é o oleiro e nos somos os vasos moldados pela mão Dele. Essa analogia é feita em muitos textos da bíblia. Deus nos fez vasos de honra antes do pecado, a partir do pecado todos foram destituídos da glória de Deus passando a serem vasos de desonra, ou seja, mortos para Deus.