Onde fala que Raquel era estéril?

Perguntado por: rgalvao4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

31 Vendo, pois, o Senhor que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril. 32 E concebeu aLia, e deu à luz um filho, e chamou o seu nome bRúben, porque disse: Porque o Senhor viu a minha aflição, por isso agora me amará o meu marido.

Raquel e a inveja de sua irmã Lia
Após 14 anos de trabalho, finalmente Jacó e Raquel se casam, mas logo descobrem que ela era estéril e não podia ter filhos. Isso fez com que ela ficasse com muita inveja de sua irmã Lia, que já era mãe de vários filhos.

A Bíblia não explica exatamente por que Raquel roubou os ídolos de seu pai Labão. O texto bíblico apenas registra que quando a família de Jacó fugiu das terras de Labão, Raquel levou consigo os ídolos do lar da casa de seu pai. Os ídolos roubados por Raquel eram chamados de terafins.

Seu estudo minucioso dos textos, na língua original, coloca em relevo os sentidos entrelaçados do radical hebraico aqar (estéril) que são os de infecundo, desenraizado e impotente.

Raquel consegue engravidar de Jacó em "Gênesis"
Depois de apelar até para Bila (Allana Lopes) se deitar com Jacó, Raquel consegue engravidar do marido, dando à luz para José, com a ajuda de Yarin (Andréa Avancini). A vilã fica maravilhada com o herdeiro, assim como o marido, que esquece até do restante.

- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.

Lia tinha os olhos meigos, porém Raquel, era bonita e atraente” (Gênesis 29. 16-17). Em uma rápida pesquisa descobri que a tradução de “meigos” do hebraico, quer dizer “fracos”, soa um pouco desfavorável eu diria. Ela não era considerada uma mulher atraente, e cresceu a sombra de Raquel.

Rapidamente Raquel chegou ao poço. Ao vê-la, imediatamente Jacó removeu a pedra do poço e deu água às ovelhas de Labão. Provavelmente a pedra que cobria o poço era pesada, e a atitude de Jacó certamente deu uma boa impressão de sua utilidade para o trabalho. Após fazer isso, Jacó beijou Raquel e chorou.

A Raquel era uma moça de belo porte e lindo rosto (Gênesis 29.17), cuidadora do rebanho do seu pai Labão, filho de Naor. A Raquel tinha uma irmã mais velha chamada Lia (Gênesis 29.16).

Cassiane é primeira pastora da Assembléia de Deus.

Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel.

Deus permitiu a trapaça de Labão assim como a trapaça de primogenitura de Jacó. Deus permitiu porque era Lia que Ele tinha escolhido, não Raquel. - A que chamou atenção de Deus: Deus viu o desprezo que Lia passava e abriu a sua madre (Gn 29:31). Enquanto não fez o mesmo por Raquel que também era estéril.

Conclusão sobre a história de Raquel na Bíblia
Enfim, Raquel não teve uma vida feliz como desejava e planejava, tendo um fim muito trágico. Raquel morreu quando estava dando a luz ao seu filho mais novo, ao qual chamou de Benoni “o filho da minha dor”, porém Jacó lhe chamou de Benjamim “filho da flicidade”.

adjetivo Que não tem a possibilidade de procriar, de gerar descendentes. [Figurado] Que não se consegue produzir; que não pode ser criado: território estéril; compositor estéril. [Figurado] Que não produz o resultado esperado; inútil, ineficaz.

Descubra a seguir os principais testes de fertilidade que vão ajudar no diagnóstico.

  1. Ultrassom transvaginal. ...
  2. Espermograma. ...
  3. Dosagem hormonal. ...
  4. Histeroscopia diagnóstica.

1) De rego, que vem de regar, do Latim RIGARE, “molhar, fazer escorrer água, regar”. 2) Do Latim STERILIS, “improdutivo, incapaz de gerar”.

Finalmente, depois que Lea deu à luz outros dois filhos (Issacar e Zebulom) e ao menos uma filha (Diná), a própria Raquel gerou dois filhos: José e Benjamim. Raquel sempre foi a esposa preferida de Jacó, e ele a amava muito e lhe dedicava a maior parte de seu tempo livre, dividindo seu leito com ela.

Ao examinar as escrituras naquela época, notei que havia muitos casais que enfrentaram a infertilidade: Abraão e Sara, Isaque e Rebeca, Jacó e Raquel, Elcana e Ana, Zacarias e Isabel.