Onde fica o ferrão do pintado?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Possui ferrões junto às nadadeiras laterais e dorsal.

De acordo com ele, os bagres possuem uma bolsa de veneno e, quando o animal espeta a vítima, a substância é 'imediatamente inoculada' [passa para o corpo]. Ele acrescentou que o veneno pode causar uma dor intensa na vítima, que pode durar horas, causar inchaço no local, febre e até necrose.

NÃO tente tirar o ferrão. Isso deve ser feito em um hospital, com anestesia local e por profissional habilitado. 2. Se tiver uma tesoura forte ou um alicate apropriado à mão, pode-se tentar, com cuidado, cortar o ferrão para separá-lo do bagre.

Os bagres marinhos apresentam venenos que podem causar sensações desagradáveis a quem entra em contato com eles. O veneno desses animais é encontrado nos ferrões, em glândulas localizadas na base dos espinhos e em um muco encontrado em sua pele.

. Para aliviar a dor, a pessoa pode mergulhar a parte atingida em água doce (morna para quente) até chegar ao hospital; . Após a remoção do ferrão, por segurança, a pessoa deverá tomar antibiótico para evitar infecções.

O ferrão, quando penetra na pele, causa uma dor insuportável, por causa do veneno. Médicos recomendam que a pessoa ferida seja levada para um hospital, onde a retirada do ferrão acontece em um ambiente esterilizado e é feita por um especialista.

Caso aconteça a ferroada, a parte atingida deve ser mergulhada em água quente, em temperatura suportável para a pele, de 30 a 90 minutos. O calor minimiza a ação do veneno, diminuindo a dor. Não é recomendado nenhum outro tipo de tratamento caseiro.

No caso de uma perfuração por um espinho do bagre, procure ajuda médica imediatamente e, sob hipótese alguma, tente arrancar o ferrão com as próprias mãos. O procedimento deverá ser realizado por profissionais da saúde, com a aplicação de uma anestesia sobre o local do ferimento.

O defeso do bagre, cuja espécie está na lista vermelha das espécies ameaçadas de extinção desde 2014, faz com que os pescadores cumpram o defeso, lembrando que ele não é encontrado apenas no mar, mas em lagoas, já que o bagre busca águas menos salinas para procriar.

Próximo das nadadeiras e peitoral, o peixe possui três “espinhos” com pequenas serrinhas que podem perfurar a pele e causar lesões. De acordo com o biólogo Flávio Terassini, os danos que o mandi causam são similares ao da raia. “Eles possuem aquela secreção que é aquela gosma de deslizar melhor na água.

Encontrado em quase todo o Brasil, ele vive em pedreiras ou em lugares profundos.

É muito importante retirar o ferrão, pois enquanto ele está na pele, continua liberando substâncias tóxicas e causando dor e ardência.

Raspar suavemente um objeto rombo, como um cartão de crédito ou faca de manteiga, sobre a área afetada é a melhor maneira de se livrar do ferrão. Evite usar pinças ou qualquer outra coisa que possa perfurar ou espremer a bolsa de veneno e piorar os sintomas.

peixes que tem ferrões localizados nas nadadeiras dorsais e peitorais como: bagres (Bagre marinus, B. bagres), peixe-escorpião (Scorpaena brasiliensis), e o niquim ou peixe-sapo (Thalassophryne natterei, T. Branneri), todos de água salgada, e o mandi (Pimelodella brasiliensis), que é de água doce.

O que é Cabeça de bagre:
A expressão teve origem graças às características do bagre, um peixe que tem um cérebro muito pequeno e uma cabeça muito grande, que é desproporcional em comparação ao seu corpo.

O Bagre na Culinária
Apesar de não ser uma das espécies mais usadas na culinária, cada vez mais a carne do bagre é consumida devido ao alto valor de nutrientes como o cálcio, ferro, iodo, vitaminas A, B12, e D. O bagre tem um alto valor nutricional!

Beber algo ácido
Acredita-se que tomar alguma bebida ácida, como água com vinagre ou refrigerante, pode ajudar a amolecer as espinhas de peixe muito finas. Assim, ao tornar as espinhas mais moles, conseguem ser engolidas mais facilmente ou, até mesmo, serem dissolvidas.

Mas algumas medidas simples podem ajudar a remover essa espinha presa”, explica o especialista.
...
Elas são:

  • Tossir de modo forçado;
  • Fazer gargarejo com água e sal;
  • Ingerir biscoitos secos, do tipo crackers;
  • Comer uma banana ou um pedaço de pão molhado em leite;
  • Tomar um pouco de azeite de oliva.

Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos. Podem ocorrer dores musculares e nas articulações, além de erupções cutâneas.