Onde fica o propiciatório?

Perguntado por: upacheco4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Dentro da arca, havia as tábuas de pedra contendo a lei escrita pelo Senhor. Mais tarde, um vaso de maná e o cajado de Aarão que floresceu também foram colocados dentro dela. A tampa representa a presença de Deus e é chamada de propiciatório.

O propiciatório é o nome dado à tampa da Arca da Aliança que estava no tabernáculo no deserto e depois no templo em Jerusalém. A tampa era de uma peça sólida de ouro. A figura de um anjo, chamado querubim, foi colocada em cada extremidade da tampa.

Jerusalém

Dentro da Arca da Aliança havia as tábuas da Lei, um vaso com o maná do deserto e a vara de Arão que floresceu (Êxodo 25:16,21; Números 17:1-10; Deuteronômio 10:1-5). A Arca da Aliança ficava dentro do Santo dos Santos no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo em Jerusalém.

Segundo a narrativa bíblica, essa arca era feita de madeira e revestida de ouro. Sua construção foi realizada mediante instruções dadas por Deus a Moisés. Essa arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado de Arão e de um vaso com maná.

O Altar do Incenso servia ao propósito prático de aromatizar gradativamente o ar que junto formava uma coluna de fumaça para acompanhar a coluna de fogo do candelabro de ouro. Sendo assim, a fumaça do próprio incenso, passou a simbolizar as orações do povo de Deus.

No Antigo Testamento, em Êxodo 25: 10-22, Deus dá a Moisés as instruções para a construção da arca.

1. Acto ou efeito de propiciar. 2. Sacrifício ou oferta a uma divindade para lhe aplacar a cólera ou para a agradar.

E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem; cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas. E as suas pernas eram retas; e as plantas dos seus pés como a planta do pé dum bezerro; e luziam como o brilho de bronze polido.

Dentro da arca, havia as tábuas de pedra contendo a lei escrita pelo Senhor. Mais tarde, um vaso de maná e o cajado de Aarão que floresceu também foram colocados dentro dela. A tampa representa a presença de Deus e é chamada de propiciatório.

A palavra proposição nesse contexto tem o sentido de “presença”, visto que os pães estavam sempre “diante do Senhor” (Êx 25.30; 35.13; 39.36; Nm 4.7; 1Sm. 21:6; 1Rs 7.48; 2Cr 4.19; 13.11; Mt 12.4; Mc 2.26; Lc 6.4; Hb 9.2).

Cristo tinha essas duas naturezas. Ele é o Homem-Deus, a expressão da imagem de Deus em sua plenitude. Assim como ouro deu brilho à madeira da arca, a divindade de Jesus glorificava a Sua humanidade no Seu ministério terreno. A Arca da Aliança na Bíblia Representava a Presença de Deus.

Tabernáculo é a denominação dada ao local onde a Arca da Aliança era guardada, assim como outros artefatos sagrados, de acordo com os relatos bíblicos.

Maná significa “O que é isto?” em hebraico. Os israelitas nunca tinham visto nada parecido. O Senhor disse aos israelitas que pusessem um pouco de maná em uma panela e o levassem com eles. Isso os ajudou a lembrar o que Ele havia feito por eles (ver Êxodo 16:33–34; Hebreus 9:4).

O Tabernáculo tinha um pavimento, um altar de sacrifício, um altar de incenso, uma mesa, um candelabro e uma arca. O templo tinha 3 andares. Em lugar da pia original, havia 10 pias móveis sobre rodas e um grande reservatório de água sustentado por 12 bois esculpidos em bronze.

Ou seja, a trajetória e o final de Eliúde é uma representação do que é descrito no livro de Samuel. “Setenta homens de Bete-Semes olharam para dentro da Arca da Aliança, por isso Deus os matou”, destaca o Livro Sagrado.

1 Fez também Davi casa para si na cidade de Davi; e preparou um lugar para a aarca de Deus, e armou-lhe uma tenda. 2 Então disse Davi: Ninguém pode alevar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os elegeu para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente.

Segundo a Bíblia, as tábuas com os Dez Mandamentos originais estão encerradas na Arca da Aliança.