Onde fica as terras mais férteis do mundo?

Perguntado por: rprates . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Atualmente, apenas 11% da superfície do planeta corresponde a solos com potencial agrícola. Segundo a FAO, nos próximos 20 anos, mais de 80% da expansão da área cultivada ocorrerá na América Latina e na África Subsaariana.

Solo humoso

Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura.

Tchernozion. O solo tchernozion é encontrado na Argentina e na Ucrânia. Trata-se de um solo escuro com grande concentração de matéria orgânica. Esse solo fértil é utilizado, principalmente, para o cultivo de trigo.

Segundo o pesquisador, um exemplo é o Vertissolo, o mais rico do mundo em termos de cálcio, magnésio e potássio, mas que não permite atingir as melhores produtividades porque suas propriedades físicas são muito limitantes devido a extrema dureza em condições naturais quando o solo está seco (se ocorrer compactação, ...

Esse solo resulta de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas, muito ricas em nutrientes, como o ferro, responsável pela coloração avermelhada.

A terra roxa foi formada após milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. Por isso, o solo é rico em óxidos minerais, ou seja, uma ótima alternativa para o plantio de diversas culturas. Justamente por isso, chega a ser considerada uma das mais valiosas e caras do Brasil.

De acordo com o mapa, os solos mais ricos do Brasil, segundo sua utilização, são os nitossolos vermelhos (antigas terras roxas). Trata-se de terrenos de idade intermediária, originários de rochas básicas que, ao se decomporem, liberam nutrientes que originam solos ricos principalmente em cálcio, magnésio e potássio.

O pH (potencial hidrogeniônico) indica o nível de acidez ou alcalinidade da terra. As plantas necessitam de uma acidez neutra, que varia entre 6,0 a 6,8. Quando um terreno apresenta essa taxa, é sinal de que é fértil.

Os principais tipos de solo são os argilosos, os arenosos, os humosos e os calcários. Eles apresentam diferenças significativas em termos estruturais e também de fertilidade.

É como se ocorresse uma lavagem dos nutrientes do solo. Isso acontece devido aos desmatamentos, às chuvas intensas ou a soma dos dois, ou por erro de aplicação de alguns nutrientes, em dosagens erradas ou até mesmo por erro do momento da aplicação. Práticas agrícolas impróprias são as razões para que o solo “canse”.

De coloração extremamente avermelhada, a terra roxa — também conhecida como terra vermelha — é encontrada principalmente nos estados do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul.

São Paulo

São Paulo é o berço de ouro de boa parte dos bilionários brasileiros que integram a lista da Forbes. Dos 284 super ricos elencados pela revista, 113 nasceram no estado que detém o maior produto interno bruto (PIB) do país.

Espodossolos. Conhecido por apresentar um acúmulo de matéria orgânica e alumínio, esse tipo de solo tem como predomínio a areia em sua composição. Com isso, é considerado muito pobre e ácido.

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova, em 1501; Terra dos Papagaios, também em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, ainda em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, ...

A História territorial do nosso país começa com um paradoxo: antes de descoberto o Brasil, suas terras já pertenciam a Portugal.

Antes disso, porém, os nativos – chamados de índios pelos portugueses –, denominavam aquela terra como Pindorama, que em língua tupi significa “terra das palmeiras”.

Predominam os Latossolos, Argissolos e Neossolos, que no conjunto se distribuem em aproximadamente 70% do território nacional.

A terra vermelha indica solo de qualidade, por isso é muito bem aproveitada na jardinagem, que é o cultivo de plantas, flores, árvores, hortaliças, dentre outras. Quando os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil, instalaram-se em áreas de solo argiloso desenvolvidas sobre basaltos.

Vendemos a granel (R$ 25,00/m³) ou em sacos de 20 kgs (R$ 3,50).