Onde foi ou aonde foi?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

É indiferente, embora diversos gramáticos (seguidos em diversos vestibulares) queiram que se use aonde apenas com verbos de movimento, que “regem” a preposição a: aonde vou, onde estou.

Para começo de conversa, as duas formas estão corretas, porém, cada uma delas deve ser usada em situações distintas. Gramaticalmente, ambas fazem parte da classe dos advérbios, o que significa que “onde” e “aonde” servem para acompanhar e modificar um verbo. Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está.

E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.

O mais adequado é: “Esta é a rua ONDE fica o nosso depósito.” ONDE significa “no lugar” (=o depósito fica NA RUA). AONDE significa “ao lugar”. Só pode ser usado com verbos cuja regência pede a preposição “a” (IR, CHEGAR, DIRIGIR-SE, LEVAR...): “Esta é a praia AONDE fomos no sábado passado” (=fomos À PRAIA).

Os advérbios onde e aonde indicam lugar: Onde você está?
...
Exemplos de frases com aonde

  • Aonde você vai?
  • Aonde ele pretende ir?
  • Você está levando isso aonde?
  • Você sabe aonde eles foram?

1. Para que lugar; lugar a que ou ao qual. 2. Usa-se para expressar discordância ou dúvida.

Estão todas corretas. Explicação: Quando há, na oração, um verbo que indica movimento, o correto é usar aonde; mas se o verbo não indicar movimento, usa-se onde.

Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.).

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Assim, usamos, ainda que o verbo seja dinâmico”, estas construções: “Para onde vai você? (E não: Para aonde vai você?)”. Veja que AONDE significa “para onde”. Portanto, é incorreto usar “para aonde”, visto que é incorreto dizer ou escrever: Para para onde você vai? Sendo assim, eu acertei!

1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade.

A palavra "onde" é indicada para o uso relativo à ideia de permanência. Já "aonde" possui uma relação com um movimento. Onde pode se referir a locais específicos ou substituir a expressão em que. A palavra está ligada a verbos que dão o sentido de permanência.

É muito simples. Usaremos AONDE quando pudermos substituir por PARA ONDE. Assim, Aonde você vai, com essa roupa sumariíssima.

A locução adverbial de onde indica uma procedência espacial, significando apenas «de que lugar», «do qual lugar», «do lugar em que». Exemplos registados na enciclopédia acima referida: «Que se daqui escapar, que lá diante / Vá cair de onde nunca se alevante», Luís de Camões, Os Lusíadas, I, 83; «...

Frequentemente observamos o uso indiscriminado de onde no lugar de em que, sobretudo em linguagem informal. No entanto, é importante lembrar que o emprego de ambos tem algumas distinções. Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico.

O vocábulo recebe acento quando estiver imediatamente antes de um ponto de interrogação, final ou de exclamação. Exemplos: “Ela precisa de você hoje para quê?” “Você disse o quê?”

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação. Mostra quantidade e/ou intensidade de substantivos e pronomes.

Usamos “aonde” com verbos que indicam movimento e que aceitam a expressão A ALGUM LUGAR ou PARA ALGUM LUGAR. Usamos “donde” com verbos que indicam origem, procedência e aceitam a expressão DE ALGUM LUGAR (donde é a contração de DE + ONDE). Continuando na família do “onde”, a abordagem agora é sobre o uso de “daonde”.

6 ocorreu, aconteceu, sucedeu, deu-se, desenrolou-se, realizou-se, passou-se, decorreu, desenvolveu-se, evoluiu, transcorreu, verificou-se.