Onde moram os mais ricos do Brasil?

Perguntado por: rvasconcelos . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

O topo de renda média entre os 5570 municípios brasileiros está concentrado em municípios menores como Nova Lima (MG), Santana do Parnaíba (SP) e Aporé (GO). Há ainda as cidades praianas de Florianópolis, Vitória, Niterói e Santos que são atrativas à este público.

A liderança ficou com Nova York, nos Estados Unidos. Por lá, vivem 16.207 milionários e 59 bilionários. Na segunda posição aparece Tóquio, capital do Japão, com 7.613 e 12, respectivamente. O top 3 foi completado por São Francisco, também nos Estados Unidos, com 13.513 milionários e 62 bilionários.

Nova York é líder também do ranking de cidades com o maior número de bilionários — este feito pela Forbes. Mas a revista coloca Pequim na 2ª colocação e Hong Kong na 3ª. Já Londres, coincidentemente, ocupa o 4º lugar nos dois levantamentos.

A cidade com menor PIB per capita do país em 2020 era Matões do Norte, com R$ 4.924. Foi o terceiro ano seguido que o município de 17 mil habitantes aparecia como o mais pobre do Brasil.

Corre nas altas rodas do Hemisfério Norte que os bilionários já têm um destino para se esconder dos milionários: a Ilha de Canouan, parte do Arquipélago das Granadinas, no Caribe.

A economia da região Sudeste é a mais desenvolvida com relação às demais regiões brasileiras. No Sudeste, está localizado o principal centro industrial do Brasil, o estado de São Paulo, assim como as três maiores economias estaduais do Brasil, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Região Sudeste

Região Sudeste é conhecida por ser a mais rica do país, concentrando as principais cidades e atividades econômicas do Brasil, além de ser a mais povoada.

Lago Sul: a elite do funcionalismo concentra mais renda
Ali, foram abertos os dados por regiões administrativas. O Lago Sul é a porção mais rica do DF – se fosse um município, seria o mais rico do Brasil.

A cidade interiorana mais rica do Brasil é Campinas ( São Paulo), com mais de 59 bilhões de reais. Em seguida, vêm Jundiaí ( São Paulo) com mais de 41 bilhões de reais.

Monte Carlo (Mônaco), bairro mais caro do mundo, segundo o Global Property Guide.

1. Copacabana (Rio de Janeiro) Praia de Copacabana é a preferida dos turistas no Rio de Janeiro.

Manari, a 400 quilômetros do Recife, no sertão de Pernambuco, é a cidade mais pobre do Brasil. Lugar humilde, de vida lenta e dura. O lugar sobrevive basicamente da agricultura.

A região Nordeste do Brasil mantém, em termos médios, problemas sociais históricos: defasagem e pouca diversificação da agricultura e indústria, grandes latifundiários, concentração de renda, agravados no sertão nordestino pelo fenômeno natural de secas constantes (ver: Polígono das secas).

Levantamento da pobreza no Brasil
De acordo com a FGV, a unidade da Federação com menor taxa de pobreza em 2021 foi Santa Catarina (10,16%) e aquela com a maior proporção de pobres foi o Maranhão com 57,90%.

São Paulo é a cidade com custo de vida mais elevado no Brasil; no mundo, mais cara é Hong Kong.

Bill Gates
De acordo com Joe Cerrell, diretor administrativo da Fundação Gates, “se você conseguir um horário de almoço com Bill, provavelmente vai comer hambúrgueres. Alguém vai acabar buscando sacolas de McDonald's”. Gates também é fã dos hambúrgueres da In-N-Out e da rede Dick's Drive-In de Seattle.

Para quem tem curiosidade em saber o favorito dos milionários no Brasil, a resposta é o Itaú. O banco está na frente na corrida por investidores milionários e possui um terço das grandes fortunas.