Onde morava a sunamita?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Suném era uma cidade que ficava entre Samaria e Monte Carmelo, onde morava o profeta Eliseu. Ali vivia a personagem desta história, uma mulher sábia, generosa, inteligente, que amava a Deus e ao próximo, e que no decorrer dos séculos se transformou numa referência para milhares de mulheres no mundo inteiro: a sunamita.

Sulamita ou Sunamita é uma personagem bíblica do Antigo testamento e significa que possui a perfeição, ou pacífica, ou ainda que possui uma sensualidade que não passa despercebida por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma. Sulamita foi a preferida do Rei Salomão.

Sunem - Significado - Bíblia Online Anotada. Hebraico: Lugar de repouso Cidade no território de Issacar (Jos 19:17, 18), não muito longe de Jezreel e do monte Gilboa.

Como dissemos acima, o nome Sulamita está interligado com Salomé, vindo da palavra em aramaico Shalam-zion “a paz de Sion”. Por isso, a mulher com este nome também pode ser chamada de Salomé, uma versão diferente para o nome de menina.

Suném era uma cidade que ficava entre Samaria e Monte Carmelo, onde morava o profeta Eliseu. Ali vivia a personagem desta história, uma mulher sábia, generosa, inteligente, que amava a Deus e ao próximo, e que no decorrer dos séculos se transformou numa referência para milhares de mulheres no mundo inteiro: a sunamita.

A mulher sunamita ela era estéreo e ela fez na casa dela um quartinho para o profeta Elizeu morar, dormir quando estivesse na cidade dela. E ela colocou la uma mesa, uma cama, uma cadeira e um candeeiro. E a bíblia diz que Elizeu ora por ela e ela é curada da esterialidade e ela ganha um filho.

Suném vem do original hebraico Shunem que significa "lugar de repouso". A cidade ficava a sudeste do mar da Galileia, localizada na planície de Jezreel entre os montes Gilboa e Tabor. Fazia parte dos domínios da tribo de Issacar.

Abisague foi uma jovem sunamita que cuidou do rei Davi em sua velhice. A história de Abisague está registrada no primeiro capítulo do primeiro livro de Reis no Antigo Testamento (1 Reis 1:1-4,15).

Sem olhar para a situação, para o problema, a sunamita corre ao Carmelo que significa Presença de Deus. É assim que devemos ser: nos momentos de adversidade, de luta, de provação, devemos acreditar no impossível e correr para a presença do Pai. Ela demonstrou auto-controle, equilíbrio emocional e não se desesperou.

Por duas vezes a Bíblia menciona a estada de Eliseu no Monte Carmelo: para lá ele se retira após o episódio dos meninos devorados pelos ursos (2Rs 2,25) e ali a sunamita vai encontrá-lo para suplicar-lhe que devolva a vida ao seu filho (2Rs 4,25).

O seu nome deriva do hebraico Karmel, que significa "jardim", "campo fértil" ou "vinha do Senhor" (carmo significa "vinha", el significa "senhor").

Significa Deus é a salvação e indica uma pessoa voltada para a honestidade e a justiça.

Abisague é uma jovem sunamita mencionada na Bíblia. De grande beleza, foi companheira do rei Davi na sua velhice.

Que possui a perfeição. Foi favorita de Salomão.

Vai entrando no lagar, onde as jovens vestidas de branco, pisavam as uvas de pés descalços o dia todo, para confecção do melhor vinho. Bem de longe avista uma jovem, bela, formosa! Salomão se apaixona por ela.

II Reis 4:31 “Geazi passou adiante deles e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não houve nele voz nem sinal de vida”. O filho da sunamita estava morto. Haveria esperança de trazê-lo de volta à vida? Eliseu fez então algo singular: deu a Geazi o seu bordão e mandou colocá-lo sobre o rosto do menino.

Quando a mulher sunamita foi procurar Eliseu, o profeta ordenou que Geazi levasse o seu bordão e colocasse sobre o menino. Esse esforço foi em vão, porque nada aconteceu ao menino sem vida. Mas o profeta Eliseu foi pessoalmente até o menino e Deus restaurou-lhe a vida (2 Reis 4:8-37).

Eliseu perguntou: “Geazi, onde você esteve? De onde você vem chegando?” Geazi respondeu: “O seu servo não esteve em parte alguma”.

"O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos." Qualquer forma de ação indicaria vida, e deixaria o profeta contente. A criança "espirrou", alguns dizem, porque morreu com uma doença da cabeça, pois antes ele disse ao seu pai, "Minha cabeça!

E, chamando-a ele, ela se pôs à porta. E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho.” Esta mulher não tinha um filho, e cientificamente falando ela não tinha probabilidades de ter um, porque seu marido era velho. Porém, isto não significa que ela não poderia ter um.

Na história da Sunamita e do Profeta Eliseu, vemos que Deus é poderoso para intervir em nossa história a partir do princípio do serviço. Ela serviu, de maneira natural ao homem de Deus, e foi agraciada pela presença de Deus e milagres extraordinários.

Continuar lendo Onde morava Teófilo?