Onde morava a viúva de Naim?

Perguntado por: ijesus8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Naim era um vilarejo agrícola na época de Jesus, aninhado no sopé do monte Moré, que definia a margem ocidental do vale de Jezreel. A cidade propriamente dita ficava fora do caminho mais trilhado.

A compaixão desperta a vontade de ajudar o próximo a superar os seus problemas, consolando e dando suporte emocional. Uma pessoa que tem compaixão ao próximo é aquela que consegue compreender o estado emocional alheio e ter dó de sua condição, desejando que esta consiga superar ou aliviar o seu sofrimento.

A viúva de Naim era uma senhora do tempo de Jesus que tinha perdido o seu único filho. A Bíblia não dá muitos detalhes sobre sua vida, seu nome, idade nem outros detalhes sobre sua família. Sabemos apenas que essa mulher já havia enfrentado a dura dor da perda do marido e, por fim, perdera também seu filho amado.

Naim era um vilarejo agrícola na época de Jesus, aninhado no sopé do monte Moré, que definia a margem ocidental do vale de Jezreel. A cidade propriamente dita ficava fora do caminho mais trilhado. O acesso se limitava a uma única estradinha.

Total NaimCafarnaum 62 km.

O filho da viúva de Naim tinha aproximadamente 17 anos, quando morreu e foi ressuscitado por Jesus.

A ressurreição do filho da viúva de Naim foi um dos milagres de Jesus, realizado durante o enterro do jovem, na vila de Naim, aproximadamente quatro quilômetros ao sul do Monte Hermon.

Lugar de tumulto ou de desordem.

O antónimo de compaixão é descompaixão [in Dicionário de Sinónimos e Antónimos da Língua Portuguesa, da Texto Editores]. Compaixão é «pena; piedade; comiseração, miseração, dó; lástima; pesar; enternecimento; mágoa; misericórdia; compadecimento».

Deus ama as mulheres.
Quando Deus criou a mulher, Ele usou uma costela do homem, um osso que fica perto do coração e que protege órgãos vitais. Isso representa a união que deve existir entre o homem e a mulher, para amar e cuidar um do outro, como se de seu próprio corpo se tratasse (Gênesis 2:21-24).

Criar empatia pelas vivências das pessoas incondicionalmente e indo além, buscando por maneiras de ajudá-las. Etimologicamente, a palavra compaixão tem origem no latim compassionis, que significa “sentimento comum” ou “união de sentimentos”.

Isso porque naquele tempo, a viuvez, principalmente no caso da mulher, fazia com que sua condição econômica e social mudasse drasticamente em virtude do contexto social da sua época. Além da angústia, a mulher perdia a proteção legal do esposo que, normalmente, a colocava em situação de pobreza e penúria.

Quando a viuvez envolve filhos, há de se considerar que são dois os vínculos que se quebram – a viúva perdeu o companheiro e também o pai de seus filhos. – A obrigação dos pais é cuidar do filho, e deixar esse filho sem pai é como se você não cuidasse dele direito.

Veja o que 5 Viúvas Preciosas da Bíblia nos ensinam. Estudos Bíblicos Online.

O “carvalho de Moré” era um famoso santuário pagão não região central de Canaã, e ficava muito próximo à cidade de Siquém. Siquém quer dizer “ombro”, uma alusão à serra em uma extensão entre o monte Ebal e o monte Gerizim, que estavam separados por uma distância de 3 km. Neste vale foi construída a cidade de Siquém.

A cidade de Cafarnaum fica ao norte de Israel, no Oriente Médio, na região conhecida como Mar da Galileia, o maior lago de água doce do país, com 166 km² de superfície.

Entre as cidades do entorno do Mar da Galileia encontram-se aquelas que se destacaram no período inicial do cristianismo, como Carnafaum, Tiberíades, Magdala, Corazim e Betsaida.

O trajeto da Via Sacra, em Jerusalém, é marcado por 14 pontos. Nem todos eles são muito claros ou oferecem paradas para oração. No total são 600 metros de percurso entre a primeira e última estação, sempre pela rua de nome Via Dolorosa. O trajeto total só pode ser percorrido a pé.

Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos. A necessidade básica é o sustento diário.