Quem mora na Índia e índio?

Perguntado por: rcruz . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Antes dos espanhóis chegarem à América, nós chamávamos os habitantes da Índia de indianos e os espanhóis chamavam-lhes "índios". 2. Quando chegaram à América, os espanhóis deram aos nativos desse continente o mesmo nome que davam aos habitantes da Índia: "indios".

Na Índia essas etnias nativas são conhecidas como “tribales”. Eles constituem até hoje uma parte significativa da população.

índio - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularíndioíndia
Pluralíndiosíndias

É a forma mais popular de cumprimentar na Índia. Baldi ou Papa - Pai. Mami ou Mamadi - Mãe.

As indígenas recebem acompanhamento pré-natal através do SUS. Se houver alguma gravidez de risco, a mulher será encaminhada para que o parto seja feito “na cidade”. Mas, em geral, elas têm os filhos na aldeia, com as parteiras, também na posição de cócoras.

O nome Índia é derivado de Indus, que por sua vez é derivado da palavra Hindu, em persa antigo. Do sânscrito Sindhu, a denominação local histórica para o rio Indus.

A Índia tem dois idiomas: hindi e inglês. Hindi é escrito usando o script Devanagari. Mas fora das grandes cidades - Nova Delhi e Mumbai - muito poucas pessoas as falam como primeira língua.

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

O termo "índio" é inadequado porque é uma generalização, que iguala todos os povos desrespeitando as diferenças culturais em geral, além de ser um erro causado pelo olhar do Europeu colonizador, que achou que tinha chegado à Índia.

NÃO EXISTE ÍNDIO NO BRASIL. O que existe são povos nativos originários ou povos indígenas. A palavra índio usada para se referir às pessoas de etnias indígenas é extremamente pejorativa e reafirma preconceitos, como por exemplo, a ideia de que os povos originários são selvagens e/ou seres do passado.

Não existe um casamento indígena, mas multiplicidade de costumes indígenas que variam conforme o povo, portanto diferentes casamentos indígenas, cada qual com suas peculiaridades. Um exemplo emblemáticos surge para o jurista na questão da poligamia/poliandria.

Caraíba – palavra indígena para homem branco.

Existem muitas formas de se chamar a mãe na Índia. Mamadi é a palavra mais doce do vocabulário dos indianos, mas às vezes eles também falam Maa ou Mera Maa. Essas são as primeiras palavras pronunciadas pelo bebê. O termo em sânscrito e em híndi que significa mãe é Mata e pai é Pita.

A vaca é um animal sagrado para pelo menos 80% da população indiana, o que corresponde a cerca de 1 bilhão e 400 milhões de pessoas que praticam o hinduísmo. Com isso, o país proíbe o abate de bovinos, seguindo os preceitos da religião local.

O casamento na Índia é sagrado, e marido e mulher se tratam da maneira mais cerimoniosa possível em público. Portanto, não é permitido que se toquem na frente dos outros, e a mulher sequer pode falar o nome do marido na frente dele. Geralmente, chama-o de pai.

O “sari” (ou “saree”) é, certamente, a peça de roupa mais famosa e tradicional do vestuário das indianas e é usado em praticamente toda a Índia. Trata-se de um pedaço de tecido de 5 a 8 metros em que a mulher enrola o corpo. Ao todo, existem mais de 100 formas diferentes de vesti-lo.

Divisões por casta
Os pesquisadores demonstraram que a maioria das populações indianas é formada por misturas genéticas de dois grupos antigos e geneticamente divergentes, que contribuíram cada qual com entre 40% e 60% do ADN para a maioria das populações atuais.

A constatação é vista como histórica por ocorrer em um país onde os filhos homens são abertamente favorecidos, e onde são inúmeros os relatos de bebês do sexo feminino sendo mortos ou abandonados pelos pais após o nascimento.