Onde ou aonde?

Perguntado por: uflores8 . Última atualização: 26 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Como usar onde e aonde? Onde deve ser usado sempre que o verbo da frase sugerir permanência, não havendo indicação de movimento ou deslocação. Aonde deve ser usado sempre que o verbo da frase sugerir movimento e direção.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.).

A palavra "onde" indica o lugar onde está ou em que se passa um acontecimento. Está ligada a verbos que expressam permanência. Exemplos: Onde ela está?

É indiferente, embora diversos gramáticos (seguidos em diversos vestibulares) queiram que se use aonde apenas com verbos de movimento, que “regem” a preposição a: aonde vou, onde estou.

Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação. Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar…

Resposta. Onde - se usa para coisas de localização estática . Ex: Onde está minha caneta ? Aonde - se usa em referência a movimento , sinônimo de " Para onde " .

O advérbio onde deve ser empregado quando a intenção é mostrar o lugar em que algo ou alguém está, sempre indicando ideia de lugar. O advérbio aonde deve ser utilizado para indicar o lugar em que algo ou alguém está, observando se o verbo com o qual ele se relaciona exige o emprego da preposição a.

Errado: Aonde coloquei minhas chaves? Certo: Onde coloquei minhas chaves? Por quê? Onde se refere a um lugar em que alguém ou alguma coisa está.

O correto é escrever "Onde você trabalha?", pois há ideia de lugar fixo, permanência em determinado local: quem trabalha trabalha em algum lugar, não a algum lugar.

A diferença dos dois termos está justamente na sua condição de lugar fixo ou de ação continua: Onde: deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de lugar estático, permanente, fixo. Aonde deve ser usado todas as vezes que indicar a ideia de destino, movimento, ação continua.

Resposta verificada por especialistas. A forma correta da escrita é: "Onde eu queria estar". Note que a questão aqui está se referindo ao uso e a conjugação de verbos, mais especificamente do verbo "estar".

1 a que lugar, para que lugar, para onde.

A forma correta da frase é "Aonde você vai passar a virada do ano?", pois o verbo "vai" expressa sentido de movimento.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Advérbio interrogativo
Ocorre em frases interrogativas directas ou indirectas e significa «em que lugar»: (1) «Onde moras?» (= Em que lugar moras?) (2) «Ele perguntou onde é que moras.» (= Perguntou em que lugar moras.)

"onde" é usado com verbos que expressam ideia de estado ou permanência. Ex: Onde mesmo você mora? Onde seu marido trabalha? "aonde" é usado com verbos que expressam ideia de movimento.

A palavra "aonde" remete à ideia de movimento ou direção. Pode ser substituída pela expressão "a que lugar". O verbo "ir" rege a preposição "a" (ir a algum lugar). Por isso, o correto é usar o termo "aonde".

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Continuar lendo Onde foi ou aonde foi?