Onde Paulo estava preso quando escreveu a carta aos romanos?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

De tudo o que olhei, deixo algumas indicações: A carta aos Romanos foi ditada por Paulo ao seu discípulo Tércio (eles estavam hospedados na casa de Gaio (cidade de Corinto?) conforme é descrito em Romanos 16,22-23: Eu Tércio, que escrevi esta carta, saúdo-vos no Senhor.

Embora seja nítida essa grande variedade de temas, podemos dizer que um tema está sempre presente na mente do apóstolo na construção dessa epístola: a justificação pela graça mediante a fé. Certamente esse é o tema central da Carta aos Romanos.

Este livro segue o propósito de todas as epístolas de Paulo às igrejas, ou seja, proclamar a glória de Jesus Cristo. Esta carta aos Romanos foi escrita de Corinto um pouco antes de ele viajar para Jerusalém e entregar as ofertas que estavam destinadas aos necessitados de lá.

Posteriormente, ao pregar em Éfeso durante sua terceira viagem missionária, Paulo recebeu notícias dos membros da Igreja em Corinto. Em resposta, ele enviou uma carta para aquele ramo (ver 1 Coríntios 5:9) que, infelizmente, se perdeu e, portanto, não se encontra nas escrituras.

Primeira carta perdida
Em 1Coríntios 5,9-11 lemos: Em minha carta, escrevi para vocês não se relacionarem com gente imoral. Não quis dizer que vocês devem separar-se dos imorais deste mundo, ou dos avarentos, ladrões e idólatras; se assim fosse vocês teriam que sair deste mundo!

A sociedade romana tinha como principais membros os patrícios e os plebeus, mas outros, como os clientes, os escravos e o proletariado, também a compunham. O florescimento da civilização romana ocorreu por volta de 750 a.C., na região conhecida como Lácio, na Península Itálica.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem os poderes, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do aamor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Natural ou habitante de Roma.

Os romanos levaram avanços significativos para os territórios ocupados – estradas, desenvolvimento urbano, arquitetura, regras de direito e princípios de higiene são alguns deles – benefícios que indubitavelmente fizeram diferença na história posterior da Europa Ocidental.

Paulo estava preso em Roma quando escreveu a Timóteo. Foi sua última carta em sua última prisão.

Para quem e por que esse livro foi escrito? Paulo escreveu a Epístola aos Hebreus para incentivar os membros judeus da Igreja a manter a fé em Jesus Cristo e a não voltar às suas práticas antigas (ver Hebreus 10:32–38).

Paulo escreveu a epístola a Tito depois da primeira vez que foi preso em Roma. Ele não indicou onde estava quando escreveu essa epístola.

A de Paulo era natural. Como ele não nasceu em Roma, sua cidadania era decorrente de seus pais, pois era “cidadão romano o filho cujo pai, no momento da concepção era romano e casado legitimamente” (Direito Romano, José Carlos Moreira Alves, 3ª Edição pág. 119, Editora Forense).

A despeito de ter sido escrita da prisão, a epístola de Paulo aos filipenses é vista pelos estudiosos como um de seus textos mais alegres. Paulo expressa gratidão, amor e confiança nos membros da Igreja; fala dos sacrifícios que fez para seguir Jesus Cristo e ensina aos santos filipenses os princípios da vida reta.