Onde Davi estava quando escreveu os salmos?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Já os Salmos 34 e 56 referem-se à sua fuga da presença de Saul. Por sua vez, o Salmo 142 foi composto quando David encontrava-se escondido na caverna de Adulão, na região do mar Morto. Ao terminar a perseguição de Saul, David compõe o Salmo 18, ressaltando a fidelidade de Deus.

Quando Davi escreveu o Salmo 23 já era Rei de Israel, e mesmo assim ele se considerou como uma ovelha guiada pelo Pastor. O nosso problema é que crescemos e achamos que podemos nos conduzir sozinhos. A independência cega nos afasta da leveza dos pastos verdejantes e águas tranquilas.

Nesse salmo, a presença protetora de Deus é exaltada. O título histórico do Salmo 18 esclarece o contexto em que ele foi escrito. Davi dirigiu esse salmo ao Senhor no dia em que ele foi livrado dos seus inimigos e das mãos do rei Saul.

O Salmo 23 foi escrito por Davi que, antes de ser guerreiro e rei, foi pastor de ovelhas. Como pastor, Davi levava suas ovelhas para boas pastagens e até enfrentou animais selvagens ferozes para as proteger (1 Samuel 17:34-35). Ele entendia a importância do pastor para a ovelha.

(Este é um Salmo de Davi, escrito quando Natã, o Profeta, foi até ele depois de Davi ter pecado com Bate-Seba e assassinado o marido dela, Urias [2Sm 12].

Este salmo, breve mas vivo, é intitulado "Cântico de peregrinação davídico", e assim somos informados de seu autor e da ocasião para a qual foi planejado: Davi o escreveu para as pessoas cantarem a caminho das festas santas em Jerusalém.

No Salmos 120, o Salmista Davi expõe sua dor e angústia causadas pela “língua traiçoeira”. Ele escreveu este salmo, provavelmente, quando Doegue acusou a ele e aos sacerdotes de Saul de alta traição (1 Samuel 22.18).

Contexto e temas. O Midrash declara que o Salmo 91 foi composto por Moisés no dia em que completou a construção do Tabernáculo no deserto. Os versos descrevem a própria experiência de Moisés ao entrar no Tabernáculo e ser envolvido pela nuvem divina.

“Contudo, Davi arrependeu-se de seu pecado (…) Ele buscou o perdão divino e não ocultou seu arrependimento dos grandes homens, e nem mesmo dos súditos de seu reino. Compôs um salmo penitencial narrando seu pecado e arrependimento, salmo este que ele sabia, seria cantado pelas gerações posteriores.

Salmo 150

"Salmo 150"
("Laudate Dominum in sanctis eius")
Salmo 150 bordado em hebraico no túmulo de Davi
IdiomaHebraico (original)

Segundo alguns, foi na juventude, quando pastoreava as ovelhas de seu pai e se sentia conduzido e nutrido pelo Senhor, que para ele fazia as vezes de pastor; segundo outros, foi composto quando Davi, perseguido pela ira e pela inveja do rei Saul, precisava se esconder em locais ermos.

A tradição judaica atribui a autoria deste salmo a Davi, visto que a inscrição acima do Salmo traz a referência respectiva. O salmo considera a glória de Deus na criação, e reflete sobre o caráter de Deus e o uso "da lei do Senhor".

O Salmo 18 trata de um Deus extremamente ativo e um homem de coração inteiro. O Salmo 18 é de clareza particularmente instrutiva e surpreendente. Ele fala de um Deus extremamente ativo no céu e de um homem de coração inteiro e fervoroso aquí na terra para executar a vontade e a obra de Deus.

Envolver (algo) com, fazer com que (algo) fique cercado, envolto, ger. com firmeza [tdr.

Davi estava acostumado a enfrentar adversários e não ficava abalado quando precisava entrar no campo de batalha contra os inimigos de Israel. Quando, porém, seus próprios amigos se viraram contra ele, Davi se sentiu decepcionado e traído.

Isso significa que para construir uma vida plena a pessoa precisa apenas plantar e cultivar duas sementes, são elas: A gratidão e o contentamento.

Moisés, um profeta do Velho Testamento, conduziu milhares de seu povo do Egito e da escravidão para a terra prometida. Ele escreveu os primeiros cinco livros do Velho Testamento e registrou os Dez Mandamentos.

De acordo com o título, o Salmo foi escrito enquanto ele estava se escondendo de Saul entre alguns filisteus amigos, sendo que estes eram tradicionais inimigos de Israel. O plano não deu certo e ele retornou a Judá e se escondeu na caverna de Adulão.

O Salmo 61 é a oração de um exilado que anela desfrutar outra vez a alegria de estar no satuário de Deus. Alguns comentaristas creem que tenha sido escrito por Davi quando estava exilado por causa da rebelião de Absalão.

Salmo 70:4
No quarto verso, Davi enfatiza que todos que buscam a Deus são felizes e reconhecerão a sua grandeza, "como Deus é grande!". Neste caso, Davi associa a presença de Deus a alegria e ao júbilo. Dessa forma, ele aponta uma saída para a sua angústia: buscar a Deus, o que estava justamente a fazer.