Onde posso resolver problema do meu PIS?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Por fim, quem não possui acesso aos aplicativos ou simplesmente prefere receber as informações via telefone pode ligar para o número 158 do Ministério do Trabalho ou pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão no número 0800 726 0207.

O Portal Emprega Brasil disponibiliza uma consulta para que o trabalhador verifique se tem direito ao benefício do Abono Salarial.

Atualizar Cadastro e/ou Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “atualizar cadastro e/ou benefício”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Para identificação do Abono Salarial o trabalhador pode utilizar os canais digitais do portal Gov.br (www.gov.br) ou a Carteira de Trabalho Digital. Dúvidas e esclarecimentos poderão ser feitas no telefone 158 do Ministério do Trabalho e Previdência.

Caso esteja tudo correto, o trabalhador deverá buscar esclarecimento sobre sua situação pelo telefone 158 (Alô Trabalho) ou então em alguma agência do Ministério do Trabalho e Previdência.

O telefonema é gratuito de qualquer telefone fixo; chamadas por celular serão cobradas. O atendimento eletrônico será automatizado ou por meio de um atendente. Contato: chamada telefônica para o número 158. Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado das 7h às 19h.

0800 726 0101

SAC CAIXA: 0800 726 0101, para informações, reclamações, sugestões e elogios.

Para entrar em contato, basta ligar para o número 0800 725 7474 gratuitamente. O atendimento pela ouvidoria Caixa Tem ocorre de segunda a sexta, das 9 h às 18 h.

A Caixa recomenda que o trabalhador entre em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): Aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou Portal gov.br. Há também a possibilidade de o trabalhador não possuir conta ativa no banco em questão.

Uma das melhores formas de manter seus dados atualizados é pelo aplicativo do CadÚnico, no site do CadÚnico ou no site do Ministério da Cidadania. Essa atualização deve ser realizada pelo responsável pela família. O aplicativo do Cadastro Único está disponível para Android na Play Store e para Apple na App Store.

Procure a unidade do Ministério mais próxima ou ligue na Central Alô Trabalho, no número 158, para informações.

Solicitações de Seguro-Desemprego, por exemplo, tiveram um incremento de 30%. Informações sobre o tema e outros assuntos trabalhistas podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2113-2810 (WhatsApp), ou pelo e-mail trabalho.sp@mte.gov.br.

Desta forma, orientamos que, caso ocorra dificuldades no atendimento imediato, o cidadão poderá tentar novamente, pois, nossa Central Alô Trabalho funciona das 07 às 19 horas.

Para pedir a revisão, é obrigatório que o aposentado obtenha os extratos integrais da conta do PIS/PASEP. Você pode obter esta documentação no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Nela, há o registro de todos os depósitos efetuados em sua conta do PIS ou do PASEP desde que você começou a trabalhar.

Uma vez tendo correspondido a todos os critérios anteriores para recebimento do PIS 2023 e não tendo encontrado o valor disponível para saque no CAIXA TEM, o trabalhador deve entrar em contato com a CAIXA Econômica Federal.

O pagamento do PIS no ano de 2021 foi suspenso devido à concessão, pelo Governo Federal, do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (Bem 2021) em razão da pandemia de covid-19. Com isso, os trabalhadores precisaram esperar o ano de 2022 para receber o benefício.

Atendimento Telefônico:
Por meio da Central Atendimento Alô Trabalho, pelo telefone 158, de abrangência nacional. O horário de atendimento da central é das 07h00m às 19h00m, de segunda-feira a sábado, exceto nos feriados nacionais.

O Ministério Público do Trabalho atua para assegurar a igualdade de oportunidades e no combate a toda espécie de discriminação nas relações de emprego, seja na admissão, no curso do contratou ou na demissão, como, por exemplo, discriminação de negros, homossexuais, mulheres, portadores de deficiência, pessoas com ...

Atualmente para encaminhar o Seguro-Desemprego o trabalhador precisa agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação. O atendimento leva aproximadamente 15 minutos.