Onde posso resolver problema do PIS?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Por fim, quem não possui acesso aos aplicativos ou simplesmente prefere receber as informações via telefone pode ligar para o número 158 do Ministério do Trabalho ou pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão no número 0800 726 0207.

Atualizar Cadastro e/ou Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “atualizar cadastro e/ou benefício”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;

Você também consegue consultar o seu número PIS junto à Previdência Social através do número 135. O atendimento é realizado de segunda a sábado das 7h às 22h.

0800 726 0101

SAC CAIXA: 0800 726 0101, para informações, reclamações, sugestões e elogios.

A Caixa recomenda que o trabalhador entre em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): Aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou Portal gov.br. Há também a possibilidade de o trabalhador não possuir conta ativa no banco em questão.

Uma das melhores formas de manter seus dados atualizados é pelo aplicativo do CadÚnico, no site do CadÚnico ou no site do Ministério da Cidadania. Essa atualização deve ser realizada pelo responsável pela família. O aplicativo do Cadastro Único está disponível para Android na Play Store e para Apple na App Store.

O recurso pode ser registrado no site: www.gov.br/trabalho-e-emprego > 3 barrinhas no canto superior esquerdo > Canais de atendimento > Formulário de contato > No assunto, insira “Abono salarial” > Preencha os dados e explique o motivo da contestação. Também é possível se informar pelo número 158.

Para saber se tem direito ao benefício pelo PIS, o cidadão pode consultar o aplicativo Caixa Tem. Nele, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2023.

É possível fazer consultas e tirar dúvidas sobre o PIS utilizando o app Carteira de Trabalho Digital, o Canal Alô Trabalho, no número 158, ou o atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207. Através dos canais de atendimento, você poderá se informar sobre o motivo do não recebimento.

Para os usuários de serviços de habitação, como o Minha Casa Minha Vida, também é possível consultar o seu saldo devedor do contrato e emitir os boletos das prestações a vencer ou em atraso via WhatsApp. Converse com a Caixa via WhatsApp pelo número 0800 104 0104.

Suporte para o WhatsApp Messenger
Para que possamos ajudar você com rapidez e eficiência, entre em contato conosco usando seu celular. Para isso, abra o WhatsApp > Configurações > Ajuda > Fale conosco.

Pelo telefone 145 (de segunda a sexta, das 08h às 20h - custo de ligação local). Presencial : Atendimento presencial suspenso.

“O trâmite normal de um processo em primeira instância nesses casos seria de no máximo oito meses, e na conciliação pode ser imediato na primeira audiência.

Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.

Os trabalhadores que têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep de até um salário mínimo (R$ 1.212), mas não entraram na lista de pagamentos de 2022, podem verificar se a negativa ocorreu por falhas do empregador.