Onde se localiza o veneno da cobra?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 27 de maio de 2023
3.9 / 5 19 votos

As serpentes peçonhentas possuem dentes inoculadores de veneno, localizados na região anterior do maxilar superior.

Nao ha relato factível de uma mesma cobra morder varias vezes uma pessoa. Mesmo porque ela o faz para se defender. Se assim ocorrer , a veiculação do veneno fica prejudicada ja que o reservatório teoricamente foi esvaziado.

Substâncias cáusticas ou irritantes danificam as membranas mucosas da boca, garganta, do trato gastrointestinal e dos pulmões causando dor, tosse, vômito e falta de ar. O contato da pele com toxinas pode causar vários sintomas, por exemplo, erupções cutâneas, dor e formação de bolhas.

Esses movimentos pós-morte são alimentados pelos íons, ou partículas eletricamente carregadas, que permanecem nas células nervosas de uma cobra depois que ela morre. Quando o nervo de uma cobra morta recentemente é estimulado, os canais se abrem, permitindo que os íons passem.

Uma vez manifestados, os efeitos neurotóxicos do veneno são dificilmente revertidos, podendo durar de 3 a 6 dias.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

O seu veneno é potente, ataca o sistema nervoso (neuro-tóxico) e pode matar nas primeiras 24 horas, principalmente se a vítima for uma criança.

Taipan

Taipan é capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. Estima-se que o veneno contido em suas presas seria capaz de matar 100 homens ou 250.000 ratos. Antes do desenvolvimento de antídotos, não havia sobreviventes conhecidos de uma picada de Taipan.

Sem atendimento, há risco de hemorragia grave que pode levar à morte. No Brasil, o tratamento é realizado com soro antiofídico, produzido pelo Instituto Butantan, distribuído por todo o Brasil. O soro só pode ser aplicado por profissionais capacitados.

A picada de cobra é muito dolorosa e, caso a serpente seja venenosa, a preocupação aumenta: além de dor e inchaço no local, podem ocorrer sangramentos em outras partes do corpo, dores musculares e alguns sintomas neurológicos, como visão dupla e pálpebras caídas, dependendo do gênero da serpente.

O que não fazer em caso de acidente com serpentes

  1. Não fazer torniquete ou garrote.
  2. Não cortar o local da picada.
  3. Não perfurar ao redor do local da picada.
  4. Não colocar folhas, pó de café ou outros contaminantes.
  5. Não beber bebidas alcoólicas, querosene ou outros tóxicos.

As complicações mais importantes são infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

O metabolismo lento dos répteis sustenta os órgãos internos por mais tempo do que o dos mamíferos, logo eles morrem de forma muito mais vagarosa. Portanto, cortar fora a cabeça das cobras só faz com que elas fiquem “quase mortas”. (Não) cortem suas cabeças!

Com a morte das serpentes, os gaviões, as corujas e outros animais, vão diminuir sua população pela escassez de alimento, também aumentando desta forma o número de roedores. Além do controle de pragas, o veneno das serpentes tem uma importância enorme no tratamento de várias doenças.

"Santa Catarina, de maneira geral, é um estado onde temos muitos registros em áreas urbanas de serpentes. Elas ocupam os ambientes urbanos por dois motivos principais: para refúgio e em busca de alimentos", explica o biólogo e professor universitário Jackson Preuss.

Em 2021, o Ministério da Saúde registrou 31 mil acidentes com picadas de serpentes no Brasil, e 121 mortes.

Com o decorrer do tempo, as enzimas tóxicas das cobras atuam sobre a fibrina – uma proteína fundamental para se fazer um coágulo –, diminuindo sua quantidade e prejudicando sua qualidade. Logo, começam impedir a coagulação do sangue que corre nos vasos do corpo.