Onde surgiu a banana real?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos. A história registra a antigüidade da cultura.

Banana da terra é uma variação de banana oriunda da África. A depender da região, ela ainda pode ser chamada de chifre de boi, pacova ou banana comprida. Sua variação pode alcançar um tamanho de aproximadamente trinta centímetros de comprimento – sendo, assim, a maior banana de que se tem conhecimento.

A fruta chegou à Europa no século I a.C, levada pelos romanos. Contudo, continuou sendo rara neste continente por muitos séculos, só se popularizando no século XX. Muito antes disso, a expansão do Islã levou a banana para a África. E os portugueses trouxeram-na para o Brasil.

A banana (Musa sp.), fruta proveniente do Sudoeste da Ásia e trazida à América pelos colonizadores portugueses depois de terem contato com esta em suas colônias orientais (MENDES FERRÃO, 1992, p.

Manuel Monteiro

Quando se fala da produção da banana em Angola, o nome de Manuel Monteiro surge imediatamente como uma referência incontornável.

Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos. A história registra a antigüidade da cultura. As sementes das bananeiras primitivas, que eram férteis, teriam tido 2 cm.

Uma das curiosidade, inclusive, diz respeito justamente ao termo fruta, já que, de acordo com a classificação botânica, morango é uma hortaliça, assim como a alface. E o morangueiro é uma planta da família das rosáceas, a mesma das roseiras. Então, é errado chamar morango de fruta? Sim e não.

Segundo o IBGE, a estimativa da produção nacional em 2021 é de 7 milhões de toneladas em uma área de 465,9 mil hectares. O Brasil é o quarto maior produtor de banana do mundo, atrás apenas da Índia, China e Indonésia.

banana nanica

Nós temos banana”. Mesmo sendo originária do sudeste asiático e cultivada em praticamente todos os países tropicais do planeta, a banana nanica foi consagrada fruta tipicamente brasileira.

Origem das bananas
Em um primeiro momento, a distribuição das bananas pelo mundo ocorreu pelas mãos dos árabes e posteriormente, pelos portugueses e espanhóis que as levaram para as Américas. Assim, a fruta chegou ao Brasil.

Ingá-banana, fruta saborosa e nativa do Brasil.

São mais de mil tipos de bananas, divididos em 50 grupos de variedades, que podem ser sem sementes ou com sementes, além de apresentarem diferentes tamanhos, formas e cores. Algumas bananas-da-terra, por exemplo, podem chegar a produzir frutos com impressionantes 50 cm de comprimento.

Original da África, o coco chegou ao Brasil e passou a fazer parte da culinária local em meados de 1500 – quando os escravos trazidos da África vinham para cá. O fruto é comumente consumido para evidenciar ainda mais o sabor de alimentos e bebidas.

Entre os países produtores de banana destacam-se como mais importantes: Índia (16.000 mil toneladas em 2001-02), Equador (7.561 mil toneladas), Brasil (6.164 mil toneladas), China (5.516 mil toneladas) e Filipinas (5.080 mil toneladas).

São Paulo é o maior estado produtor da fruta, com 1 milhão de toneladas por ano. Em seguida aparece a Bahia, com 878,5 mil toneladas e Minas Gerais aparece em terceiro lugar, com 801,7 mil toneladas.

São Paulo

São Paulo é o maior estado produtor da fruta, com mais de 1milhão de toneladas todos os anos. Consumida de várias formas, fresca, bolos, vitaminas e tantas gostosuras a partir da fruta, a bananicultura gera mais de 500 mil empregos diretos.

4º lugar: Banana ouro
Pra fechar com chave de ouro (literalmente): essa é a banana com menos miligramas de potássio - cerca de 355 mg. É a menor de todos os tipos nacionais! Suas características mais marcantes são a polpa doce e perfumada e a coloração amarelo-escuro da casca.

Com a conclusão de um leilão de ativos, que ocorreu na data de ontem, 23 de janeiro, a empresa agora passa a pertencer ao empresário montenegrino Izet Rastoder, apelidado pela mídia eslovena como o “Rei das Bananas”.

Se refere ao Orochinho, nosso incrível titio das mitadas (poggers).