Onde tem polvo no Brasil?

Perguntado por: asales . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

As regiões brasileiras onde os polvos se reproduzem são principalmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A demanda e os preços subiram nos últimos anos, mesmo com uma menor quantidade de polvos sendo capturados em locais que tradicionalmente capturam grandes quantidades do pescado, como a Espanha e o Japão, e com os oceanos mais quentes e mais ácidos ameaçando ainda mais a população desses animais.

Para começar, a lula têm um corpo alongado, em forma de tubo, já o do polvo é mais arredondado. Apesar de ambos os moluscos possuírem oito braços, esses animais possuem uma outra diferença importante: as lulas têm um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo, já os polvos não.

O litoral do Ceará, com mais de 500 quilômetros, apresenta condições favoráveis para a criação do polvo. Hoje, a única frota das regiões Norte e Nordeste com embarcações dedicadas apenas à captura desse molusco atua no município cearense de Itarema.

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie.

Comprar, segundo o chef, exige atenção ao aspecto visual: “Polvo fresco é clarinho; os escuros, vermelhões, já estão há dias fora do mar. Costumo segurar o polvo pela cabeça, esticá-lo, e ver se os tentáculos estão grossos.

O polvo de aquário precisa de muita oxigenação. Por isso, a água deve ter um pH de 8,2. Você pode utilizar bombas para melhorar ainda mais o ambiente para esses animais, mas atenção para não colocá-las no recipiente. É importante criar um lar que parece com o habitat deles, usando corais, substrato e rochas.

O polvo é uma excelente fonte de proteína , importante para a construção de músculos, produção de hormonas e enzimas . Rico em ômega 3, trazendo benefícios para o sistema cardiovascular.

Estima-se que até seis pessoas faleçam por ano ao tentar comer a “iguaria” (ou tortura, para o polvo e para o comedor). Mais um alimento muito consumido no Brasil, só que nunca cru. Isso porque contém níveis perigosos de uma toxina chamada linamarina, que por sua vez pode gerar cianeto no nosso organismo.

Polvo é um ótimo alimento para quem faz esportes
O polvo, por exemplo, é rico em ômega 3, como ocorre com o peixe e vários outros frutos do mar. Isso significa que ele ajuda a prevenir problemas de coração, que vão de hipertensão até a infartos, e é um poderoso antioxidante, evitando o envelhecimento precoce.

O polvo costuma ser conhecido por ter carne de sabor mais marcante. Enquanto isso, a lula tem sabor bem mais suave ao paladar.

Enquanto um lado da bifurcação deu origem aos vertebrados, entre eles os mamíferos, com sistema nervoso desenvolvido e grande número de neurônios, outro acabou nos artrópodes e moluscos – dentre eles apenas os cefalópodes com capacidades cognitivas mais avançadas, o polvo como o mais inteligente deles.

Enquanto o polvo tem uma consistência e maciez maior, por exemplo, a lula é mais elástica. Já quando o assunto é sabor, a lula contém mais leveza, ao passo que o polvo tem gosto mais forte e acentuado.

O Rio Grande do Norte é um dos estados com maior produção de polvo do Nordeste, entretanto a produção tem apresentado grandes oscilações desde 1995, ano em que começa a série de dados de registros de capturas pelo IBAMA.

Não é incomum os polvos que vivem perto da costa atravessarem áreas secas. Grande parte dos polvos tem vida noturna, então é improvável que sejam vistos pelos seres humanos quando estão ativos. Alguns pesquisadores acreditam que o comportamento pode estar relacionado à caça.

O Polvo é um animal marinho, com mais de 700 espécies espelhadas pelo mundo. Podem ser encontrados em mares tropicais, sendo uma pesca comum na região de Portugal. Este animal habita o fundo dos oceanos e possui oito tentáculos.

O vertebrado mais venenoso do mundo não é o maior do reino animal, muito pelo contrário. Trata-se da rã flecha-dourada (Phyllobates terribilis) endêmica da costa do Pacífico colombiano, segundo dados da Fundação ProAves, encarregada de estudar e conservar espécies ameaçadas de extinção na Colômbia.

O preço médio do polvo à lagareira é de 15 euros.

Retire o polvo e dê outro choque térmico na água com gelo para parar o cozimento. Neste ponto, o polvo está pronto para ser finalizado na grelha ou na panela. A sugestão do chef é secá-lo e fritá-lo no azeite com bastante alho cortado em lâminas.

Benefícios polvo
Tenha em mente que, assim como outros frutos do mar, o polvo é um animal rico em ômega 3. Trata-se de uma “gordura do bem” que possui uma potente ação anti-inflamatória, sendo capaz também de auxiliar no controle dos níveis de colesterol e glicemia.