Qual é o maior polvo do mundo?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Curiosidades. O polvo-gigante-do-Pacífico é o maior de todos os polvos, podendo atingir uns impressionantes nove metros entre as pontas dos braços e 250 quilogramas.

Polvos são animais carnívoros, ou seja, alimentam-se apenas de outros animais. Como exemplo de suas presas, podemos citar outros moluscos pequenos, camarões, lagostas, caranguejos e peixes.

Os polvos medem desde 5 centímetros a quase 6 metros, mas a espécie mais numerosa, batizada de polvo comum, o Octopus vulgaris, tem em média 70 centímetros. As lulas variam de 1,5 centímetros a mais de 10 metros, mas a mais comum, a Loligo plei, também mede cerca de 70 centímetros.

O polvo é a espécie com maior inteligência lógica do mundo animal. Possui um complexo sistema nervoso central e uma memória capaz de se lembrar a curto e longo prazo. Além disso, esses animais têm habilidades e estratégias fascinantes no momento da alimentação.

Octopus Wolfi
Esse polvo, o menor conhecido pelo homem, cabe na ponta do seu dedo. Descoberto e classificado há 100 anos, ele mede apenas 1,5 cm de largura e pesa cerca de 1 grama. Seu habitat é o Oceano Indo-Pacífico.

O "polvo cobertor" é um dos animais mais raros de se encontrar nos oceanos. Mas, nos últimos dias, a bióloga marinha Jacinta Shackleton, tirou a sorte grande ao encontrar um exemplar nadando pelas águas límpidas da Grande Barreira de Corais, na costa da Ilha Lady Elliot, na Austrália.

As regiões brasileiras onde os polvos se reproduzem são principalmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A água-viva-cabeluda (Cyanea capillata), também conhecida como água-viva-juba-de-leão, é uma espécie gigante de medusa da ordem Semaeostomeae, família Cyaneidae. Podem atingir 2,3 metros de diâmetro e seus tentáculos chegam a medir até 37m, o equivalente a um prédio de 13 andares.

Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que tocam.

Curiosidades da Cultura Coreana:
Na Coréia do Sul, polvos vivos são encontrados em muitos cardápios de restaurantes, talvez porque muitos queiram conhecer essa iguaria. No entanto, comer um polvo vivo não é tão fácil, precisa ter coragem para engolir um.

Polvos podem mudar de cor e forma. Quando um macho agressivo se prepara para atacar, geralmente adota uma cor mais escura, sobe do fundo do mar e estica os tentáculos para aumentar seu tamanho. Às vezes, ele levanta a sua capa, ou seja, a parte traseira do corpo, acima da cabeça.

Enquanto um lado da bifurcação deu origem aos vertebrados, entre eles os mamíferos, com sistema nervoso desenvolvido e grande número de neurônios, outro acabou nos artrópodes e moluscos – dentre eles apenas os cefalópodes com capacidades cognitivas mais avançadas, o polvo como o mais inteligente deles.

Polvo é um sabor, singularíssimo. Salgadamente marinho, com longínquas e sutis doçuras. É inconfundível na cor, nas ventosas. Porém, antes de tudo, polvo é uma questão de textura, de mordida.

Olha só, a tinta de lula é um líquido que a lula solta no mar pra se proteger de ataques de outros animais marinhos. Por isso, é 100 por cento natural.

Polvo. Ao invés de um ou dois corações, os polvos possuem três! Dois deles desempenham a mesma função, enquanto o último evoluiu por um motivo especial. O coração sistêmico do polvo faz o bombeamento de sangue ao redor de seu corpo, e os outros dois corações ramificais bombeiam sangue por meio de suas duas brânquias.

Eles têm vários corações
Polvos têm três corações, que bombeiam um sangue azul-esverdeado. Essa cor é resultado do cobre, a molécula que transporta oxigênio no sangue dos polvos, em vez do ferro, como no sangue humano.

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

Ele também é caçado: seu maior inimigo é a moreia. Quando é atacado ou quando se sente em perigo, o polvo aspira uma grande quantidade de água e espirra-a para fora por uma espécie de buraco chamado "sifão", que lhe permite fugir a grande velocidade.

O polvo de recife tinha um cérebro significativamente maior com algumas propriedades similares aos dos primatas, adaptado para tarefas visuais complexas e interação social em um ambiente ocupado e bem iluminado. “Estes polvos têm alguns comportamentos notavelmente complexos não conhecidos em outros polvos”, disse o Dr.