Onde vivem os ciganos no Brasil?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Estima-se que aqui vivam aproximadamente 500 mil pessoas integrantes de povos ciganos distribuídos em pelo menos três etnias: Calon, Roma e Sinti. Dados do IBGE apontam que em 2014, 337 cidades abrigavam acampamentos ciganos, em 21 Estados. A maior concentração de acampamentos situa-se em Goiás, Bahia e Minas Gerais.

No Brasil, existem três grandes grupos que compõem os povos ciganos: os Rom, os Sinti e os Calon.

Saiba mais sobre a cultura cigana
Sem origem definida, eles são vistos como nômades, peregrinam e se fixam em lugares por um curto período. Essa realidade vem sendo discutida por estudiosos, eles acreditam que os ciganos estão cada vez mais se adaptando ao mundo globalizado, perdendo aos poucos sua verdadeira essência.

No Brasil, cerca de 800 mil a um milhão de pessoas se identificam como ciganos, de acordo com IBGE. A comunidade em Minas Gerais está representada, em sua maioria, pela etnia Calon. É a mais numerosa e a primeira a chegar ao país, no século XVI, como degredados de Portugal.

O município de Sousa foi escolhido para dar início a Caravana por abrigar atualmente a maior comunidade cigana da América Latina. O ciganos da etnia Calon, residentes naquela cidade, marcam a história de resistência, resiliência e luta coletiva pela vida.

Romani

O Romani é uma língua indo-europeia do ramo indo-ariana (ao qual pertencem, o Sânscrito, o Pali, e outras línguas indianas modernas, como Hindi, Punjabi, Bengali, Nepali...) e é falada na Europa desde o século XII. Desde o século XVIII os linguistas descobriram uma estreita relação entre o Romani e as línguas da Índia.

Os ciganos adotavam a religião do território por onde circulavam. Desta maneira encontramos ciganos católicos, ortodoxos, evangélicos, espíritas e muçulmanos. Entre os católicos ciganos é grande a devoção em torno a Santa Sara de Kali, que teria sido amparada por ciganos, no sul da França.

Art. 2º Considera-se cigano o indivíduo que se autodeclara e é reconhecido por outros indivíduos e/ou coletivos ciganos como ciganos, considerando sua consanguinidade e genealogia, podendo ou não apresentar uma cultura distinta da sociedade nacional.

10 – Ciganos famosos
Apesar dos ciganos terem pouca representatividade nos veículos de comunicação, existiram e existem muitas pessoas ciganas famosas como Elvis Presley, Charlie Chaplin, Michael Caine, Pablo Picasso, Shayne Ward, o presidente brasileiro Juscelino Kubitscheck.

Para saber se a pessoa tem mesmo sangue cigano, existe um ritual onde deve-se caminhar descalço por uma ardente passarela de brasa. Aqueles que verdadeiramente possuírem sangue cigano e tiverem o dom de levar essa vida cheia de magia, geralmente não se queima.

Os Povos Ciganos são originários da Índia, mais precisamente ao norte e noroeste do país, fronteira com o Paquistão. Partiram em diáspora entre os séculos IX e X, talvez antes. Uma das saídas aconteceu devido à invasão persa, que expulsou e também vendeu como escravos o povo que ali estava.

A festa de casamento chega a durar três dias. “A gente se casa cedo porque é uma tradição de muito tempo. Para segurar a nossa adolescente, para que ela fique dentro da comunidade.

O ouro é um dos metais mais presentes em nosso dia a dia, seja nas joalherias ou não. Assim como aqui no Brasil, muitas tradições ciganas utilizam o material para trocas financeiras e até mesmo como forma de demarcar um casamento. E é nesse sentido que surgiu o dente de ouro.

24 de maio

Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Mundial do Povo Cigano, data marcada no calendário distribuído pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. O Governo do Estado, por meio da Semdh, planeja ações para o próximo mês, quando no dia 24 de maio é comemorado o dia nacional da comunidade.

Características: espírito viajante e sentimento de não pertencer a um único lugar; noção particular de propriedade; leis e regras próprias; comunidade estruturada em torno da unidade familiar; e liderança comunitária exercida por uma figura masculina.

Talvez a falta de oportunidades de emprego tenha sido a causa do seu destino artístico. Eram enxotados e então se mudavam, levando novidades dos lugares de onde vinham.

A cultura cigana é baseada em três pilares: casamento, luto e leis de apaziguamento, que são normas criadas e transmitidas oralmente por pessoas mais velhas para facilitar o convívio entre as pessoas da mesma etnia.

Seu longo cabelo e penteado pelo vento, pela chuva, tornando tão brilhante e belo quanto ao céu estrelado, PRINCESA SARAH vive sempre em festa, adora musica e dançar, quando dança envolta da fogueira ao som da musica cigana move suas mãos e se corpo de maneira misteriosa, simples e sensual, hipnotizando e transmitindo ...

Os ciganos, em geral, têm seus rituais específicos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. Na Umbanda, atuam visando o progresso financeiro e resolver causas amorosas. Os ciganos, dentro da ritualística umbandista, falam a língua "portunhol"; alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos.

saudação, na língua cigana.

O termo português gajo, através da forma gajão (ou talvez gájão, não atestado), tem origem no chamado caló dos ciganos, de acordo com o Dicionário Houaiss: «cigano esp.