Onde vivem os guaranis em São Paulo?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Aldeias Indígenas - São Bernardo. Ainda pouco conhecida por muitos dos habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, a Terra Indígena Guarani Tenondé Porã tem aproximadamente 159,69km², estendendo-se por São Bernardo do Campo, São Paulo e pelos munícipios da Baixada Santista – São Vicente e Mongaguá.

As terras indígenas estão localizadas em diversas regiões do Estado de São Paulo, concentrando-se no Litoral norte e sul e no Vale do Ribeira. Os Guarani Mbya e os Tupi-Guarani (Ñandeva) ocupam a maior parte das áreas.

Cerca de 900 guaranis moram ao redor do Pico do Jaraguá numa área que não chega a dois hectares. Eles contam que reivindicam essa e outras terras na região há 60 anos. Uma portaria do Ministério da Justiça tornou esse lugar terra indígena Jaraguá. É uma área muito maior: 532 hectares.

Comunidade Guarani Mbyá de Bracuí, em Angra dos Reis (RJ).

  • Pará
  • São Paulo
  • Rio Grande do Sul
  • Paraná
  • Mato Grosso do Sul
  • Santa Catarina

Cidade de SP tem 38 etnias indígenas | Terras Indígenas no Brasil.

O tupi diz respeito à língua Tupinambá, que era falada pelas comunidades indígenas existentes no Brasil quando o território foi colonizado pelos portugueses. Guarani, por sua vez, é a língua falada pelas nações que são encontradas na Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil.

Yvy Porã compreende regiões de São Paulo, que abriga cerca de 3 mil índios Guarani. Parte deles está na menor reserva indígena do país: a Terra Indígena Jaraguá, na zona noroeste da capital, que conta com uma população de pouco mais de 700 pessoas e uma área menor do que dois campos de futebol.

Atualmente, os Guarani vivem espremidos em pequenos pedaços de terra cercados por fazendas de gado e por vastos campos de soja e cana-de-açúcar. Alguns não têm terra alguma e vivem acampados na beira de estradas.

Ainda que a história oficial tenha invisibilizado a contribuição indígena para a construção do que hoje conhecemos como estado de São Paulo, é impossível não notar a marca das populações autóctones desses territórios nos nomes de rios, ruas, relevos, etc. Assim, SP é, sim, Terra Indígena.

Indígenas nas áreas urbanas de São Paulo
Na capital, Guarani, Pankararé e Pankararu são as mais representativas.

Localizada a 27 quilômetros do centro da cidade de São Paulo, a aldeia urbana do Jaraguá abriga cerca de 700 indígenas. Ao chegar no local, logo se percebe o abandono do Estado.

O canal oficial para divulgação das aldeias e de atrativos no Território Indígena, assim como para contato, registro de demandas, cadastros de visitantes ou parceiros e agendamento de visitas, é o site [www.tenondepora.org.br].

Essa população que habita terras indígenas pertence a diferentes povos, predominando a presença dos Guarani Mbyá e Tupi, Kaingang, Krenak e Terena.

  • Guarani e Tupi.
  • Kaingang.
  • Terena.