Para quais atividades é permitida a cessão de mão-de-obra?

Perguntado por: ralves5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Empresas que prestam serviços de vigilância, limpeza ou conservação de mão de obra podem optar pelo Simples Nacional, ainda que por meio de cessão ou locação de mão-de-obra, desde que qualquer dessas atividades não seja exercida em conjunto com outra atividade vedada, de acordo com esclarecimento da Solução de Consulta ...

No conceito de cessão de mão-de-obra, destaca-se a natureza contínua do serviço, ficando o pessoal utilizado à disposição exclusiva do tomador, que gerencia a realização do serviço. O objeto do contrato é somente a mão-de-obra. No conceito de empreitada o contrato focaliza-se no serviço a ser prestado.

O que é uma retenção? Para quem não lida muito com retenções, cabe explicar que uma retenção é uma “antecipação” de tributação. No caso do INSS o prestador do serviço passa a responsabilidade do recolhimento do INSS para o tomador.

Configura-se a cessão do contrato de trabalho pela substituição de um dos contratantes, denominado cedente, por outro que passa a figurar no contrato como cessionário, mantendo-se, entretanto, na relação jurídica o contratante cedido, ou seja, o trabalhador.

A cessão de crédito é o negócio jurídico no qual uma das partes (cedente) transfere a terceiro (cessionário) seus direitos. O beneficiário poderá ceder total ou parcialmente seus créditos em precatórios a terceiros, independentemente da concordância do devedor.

A utilização de um bem público pertencente a determinado órgão, fundação ou autarquia, por outra pessoa jurídica de direito público é regulado por um Termo, no qual constem suas qualificações, o objeto da cessão e as obrigações de cada um dos celebrantes.

A mão de obra temporária é aquela contratada exclusivamente para atender demandas específicas e por tempo determinado, conforme a necessidade da empresa utilizadora desses serviços.

Cessão diz respeito ao ato ou efeito de ceder, ou seja, se refere à transferência de um direito de uma pessoa para outra.

Portanto, as hipóteses de dispensa da retenção previdenciária de 11% estão elencadas no art. 120, da IN RFB nº 971/2009, e irão ocorrer nas seguintes situações: quando o valor corresponde à retenção em cada nota fiscal, fatura ou recibo de prestação de serviços for inferior a R$10,00.

31 da Lei 9.711/98. Tese Firmada: A retenção de 11% (onze por cento) a título de contribuição previdenciária, na forma do art. 31 da Lei n. 8.212/91, não configura nova modalidade de tributo, mas tão-somente alteração na sua forma de recolhimento, não havendo nenhuma ilegalidade nessa nova sistemática de arrecadação.

O que deve constar em um contrato de serviços de mão de obra?

  1. Objeto do contrato. ...
  2. Calendário de execução. ...
  3. A duração do contrato. ...
  4. O preço do serviço. ...
  5. Limitação de responsabilidade. ...
  6. As obrigações do cliente. ...
  7. Valor acordado para despesas. ...
  8. Encerramento do acordo.

É importante lembrar que, em relação à prestação de serviço, apenas notas fiscais com valores acima de R$ 215,05, por lei, são passíveis de retenção dos tributos PIS, IRPJ, CSLL e COFINS. Estão isentos da retenção: Microempreendedores Individuais (MEI); Microempresas (ME);

Com uma única nota fiscal de concreto usinado você pode reduzir em até 2 % do valor do INSS da sua obra de construção civil. Esta nota deve ter a vinculação inequívoca à obra, ou seja, deve conter no mínimo o endereço da obra e se possível ser informado o cadastro nacional de obras, o CNO.

Há a possibilidade de cessão do contrato de ambas as partes contratadas e é fundamental o entendimento desta questão no ordenamento jurídico. A cessão de contrato, também denominada de transferência de obrigações, ocorrendo-se ainda na sua não execução.

Qualquer herdeiro capaz poderá fazer a cessão dos direitos hereditários, caso sejam cumpridos os requisitos legais mencionados no tópico anterior. Confira o que é Herança Digital e os principais pontos que os advogados precisam saber sobre ela.

Cessão de Direitos é o instrumento através do qual se opera a transmissão de direitos sobre determinado bem. Por meio dela, o vendedor, conhecido como cedente, repassa ao comprador, denominado cessionário, os direito sobre o bem objeto da Cessão, que poderá ser móvel ou imóvel.

Art. 290. A cessão do crédito não tem eficácia em relação ao devedor, senão quando a este notificada; mas por notificado se tem o devedor que, em escrito público ou particular, se declarou ciente da cessão feita.

O ônus pela remuneração ou salário é do órgão (cedente/cessionário). Art. 3º O(a) servidor(a)/empregado(a) deverá apresentar-se imediatamente ao órgão cedente ao término da cessão, observado o disposto no art. 8º do Decreto nº 10.835, de 14 de outubro de 2021.