Para que a beterraba é boa?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins. Os carotenoides e flavonoides presentes na hortaliça ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) nas artérias.

Fortalece o coração, aumenta a circulação sanguínea, purifica o sangue, e quando consumida com cenoura, ajuda a regular os hormônios.

A melhor forma de consumi-la é crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas, garantindo assim todas as suas propriedades para a saúde. Já se você prefere a versão cozida, o indicado é que esse processo seja mais curto e tenha menos contato com o calor, para preservar os nutrientes.

De acordo com um estudo britânico da Universidade Rainha Mary, em Londres, um copo por dia e/ou a ingestão de uma beterraba pequena diariamente é o suficiente para ter todos os benefícios. "O ideal é consumi-la crua ou cozida e, de preferência, com a casca, que conserva melhores os nutrientes", lembra Valéria.

A vitamina A, presente na beterraba, é a mais importante para nossos olhos, mantém a córnea clara, lubrifica os olhos e melhora a visão na luz baixa, previne cataratas, previne o olho seco e mantém a saúde dos olhos. Devido a isso, o consumo de beterraba em uma dieta saudável e equilibrada é necessário.

Com um sabor marcante e adocicado, a beterraba é comercializada em feiras e supermercados, podendo ser usada na forma crua ou cozida, em preparações como saladas, sopas, sucos, patês, bolos e sopas. As folhas da beterraba também podem ser usadas em refogados, omeletes, sopas e panquecas.

A beterraba pode ser uma aliada nessas horas: o legume tem alto teor de magnésio e o déficit desse mineral está ligado a alguns tipos de insônia.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Sintomas: Os sintomas são observados nas folhas mais velhas e caracterizam-se por manchas de formato arredondado, bordos de coloração púrpura e centro claro. Em condições de alta intensidade de ataque, as folhas podem necrosar-se totalmente, e haver morte de plantas.

Ele pode e deve ser consumido como parte de uma alimentação equilibrada e saudável”, afirma. Os alimentos ricos em fibras como verduras, legumes, frutas, cereais integrais e leguminosas são os principais aliados para combater o alto colesterol.

Alimento para o cérebro
A beterraba também pode aumentar o fluxo sanguíneo para áreas cruciais do cérebro. O consumo de suco de beterraba provou estimular a cognição e melhorar a capacidade de tomar decisões rápidas. Há sugestões ainda de que pode ser útil para manter a saúde do cérebro à medida que envelhecemos.

A beterraba pode ajudar regulando a pressão arterial e melhorando a passagem do sangue pela corrente sanguínea, mas isso não quer dizer que ela necessariamente possa engrossar o sangue.

De acordo com especialistas, o melhor horário para tomar a bebida é em jejum, uma hora antes do café da manhã. Para praticantes de atividades físicas, o ideal é consumir o suco até uma hora antes de iniciar os treinos, desta forma, o corpo ganhe mais força e disposição.

Juntas, elas acumulam diversos nutrientes e vitaminas A, C, K, B8, complexo B, ácido pantatênico, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco, ferro, cobre e manganês. Por essa razão, segundo nutricionistas, comer ou tomar o suco desta dupla ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Beterraba tem muito açúcar
Essa composição ajuda na absorção mais lenta desse açúcar, permitindo que ele seja um alimento saudável e nutritivo, inclusive para pessoas com diabetes.

Devido à presença de antioxidantes, a beterraba contribui para diminuir os níveis de glicose no sangue. Também aumenta a sensibilidade à insulina, o que faz bem para quem tem diabetes.

O pico de sua concentração no sangue se dá em uma a duas horas após a ingestão.

É fonte de vitaminas e fitoquímicos
O suco de beterraba é uma ótima fonte de vitaminas e fitoquímicos. Apesar da beterraba em si praticamente não conter vitamina A, suas folhas são riquíssimas nesse nutriente que faz bem para a saúde dos olhos. A beterraba crua é um alimento rico em ferro e ácido fólico.

A água usada para cozinhar a beterraba, por exemplo, fica rica em vitaminas e minerais. “Se a gente utilizar essa água para cozinhar o arroz, por exemplo, ele vai ganhar parte dessas vitaminas e minerais”, explica o nutricionista Diogo Thimóteo. Já com a água do macarrão dá para preparar outros legumes.

Suco de beterraba pode reduzir a pressão arterial em torno de 7%, segundo um pequeno estudo publicado no periódico "Hypertension". Cientistas acreditam que o nitrato presente na beterraba amplia os vasos sanguíneos, ajudando o sangue a fluir mais facilmente.

Quantidade recomendada
Especialistas indicam que um copo de 250 ml de suco ao dia (equivalente a uma beterraba pequena ou metade de uma média) é o suficiente para melhorar sua saúde. Mas, se você não gosta dessa forma, inclua a beterraba em outras refeições, como nas sugestões acima.