Para que serve a batata doce para quem faz academia?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Por ser uma fonte de carboidratos, consumir batata-doce ajuda no ganho de massa muscular, já que o aumento da massa magra depende não apenas do exercício, mas também do equilíbrio da ingestão entre proteínas e carboidratos.

A batata-doce é considerada uma fonte de carboidrato bastante saudável, rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e diferentes sais minerais. A presença de tantas vitaminas fortalece o sistema imunológico, enquanto os sais minerais ajudam a controlar a pressão arterial.

Batata-doce é o alimento perfeito para os que desejam ganhar massa muscular. Muito associada à dietas esportivas - para aumentar as performances de atletas -, a batata-doce é super indicada para potencializar o treino dos que praticam atividades físicas.

Ela tem um índice glicêmico alto e é um carboidrato simples. Por isso, indicada para os primeiros trinta minutos pós-treino, para repor com rapidez o carboidrato, freando o metabolismo e gerando ganho de massa magra. Não adianta comer proteína logo após a atividade física. O organismo precisa de carboidrato.

Na busca pelo aumento de massa muscular, a combinação de proteínas e carboidratos é uma excelente forma de iniciar o processo, fazendo com que o consumo da batata-doce junto ao frango grelhado seja um dos mais conhecidos entre os praticantes de atividade física.

Já o ovo é uma excelente fonte de proteínas e, por isso, ajuda no aumento da massa muscular e na recuperação após o exercício físico.

O ovo é um dos alimentos mais completos, rico em micronutrientes e uma excelente fonte proteica para ganho de massa muscular. O consumo antes do treino pode ajudar na cota calórica e proteica dentro do plano alimentar individual.

O ovo cozido é um coringa da culinária. Ele pode ser servido puro, como porção de proteína princial, ou, então, ser aproveitado em saladas. Nesta receita, por exermplo, o ovo cozido é o complemento perfeito da batata doce em uma saborosa receita de salada. Confira!

Benefícios da batata doce
Desde que consumida com moderação, a batata doce pode ser usada tanto para ganhar massa muscular ou emagrecer, pois apresenta inúmeros benefícios para saúde e imunidade, devido a sua composição em vitaminas e minerais, como a vitamina C e o potássio.

Segundo o endocrinologista Paulo Rizzo Genestreti, do Hospital Bandeirantes, a combinação realmente auxilia no ganho de massa muscular e no corpo em forma.

Com ela, a dieta da batata doce e ovo ainda pode garantir fornecimento de vitamina A, B, fibras, e muitos sais minerais. A batata doce é interessante não só para fornecimento de energia para os treinos, como também para aqueles que estão de olho na balança.

O que é bom comer depois do treino? Iogurte, leite e ovo podem ser os representantes mais famosos quando falamos de proteínas, mas há uma série de outros alimentos ricos neste macronutriente, sabia? O clássico prato brasileiro arroz com feijão é uma fonte de aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA.

Banana concede energia para o treino
Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino.

Conclusão. “Apesar de possuir um baixo índice glicêmico, a batata-doce pode engordar (e até causar transtornos da tireoide, segundo estudos) caso seja consumida em excesso”, diz a nutricionista. Isso porque qualquer alimento promove o ganho de peso se você exagerar na dose.

Se você faz exercício duas ou três horas após essa refeição e sente que falta combustível para malhar, consuma uma fonte de energia rápida de uma hora a 30 minutos antes da atividade física: pode ser uma banana, um suco de laranja ou frutas secas, por exemplo.

Fornece energia durante todo o treino
A batata-doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico. Isso quer dizer que, além de ser lentamente absorvido pelo organismo, ele não eleva os níveis de açúcar no sangue. Dessa forma, o corpo tem energia para disponibilizar aos músculos durante toda a atividade física.

Salgadinhos, refrigerantes, frituras, bolos e tortas, carne vermelha, açúcar, leite com chocolate e até frutas, legumes e barra de cereais estão na lista negra.