Para que serve a biópsia do colo do útero?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.1 / 5 9 votos

A biópsia do útero é um exame de diagnóstico empregado na identificação laboratorial de possíveis alterações no tecido de revestimento do útero. O que pode indicar crescimento irregular do endométrio, câncer do colo de útero e infecções. Para a realização deste tipo de biópsia é utilizado anestesia local.

Nesse procedimento, também conhecido como conização, o médico remove uma amostra de tecido do colo do útero em forma de cone. A biópsia em cone pode também ser utilizada como tratamento para remover completamente muitas lesões pré-cancerígenas e alguns cânceres incipientes.

O que é uma biópsia e para que serve? A biópsia é um exame que consiste na retirada de uma pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não.

- Durante um período mínimo de 48 horas, qualquer trauma local deve ser evitado, incluindo duchas vaginais e relações sexuais, bem como exercícios físicos intensos (academia, musculação, corrida e bicicleta, entre outros).

A análise microscópica da amostra retirada durante a biópsia é feita pelo médico patologista e visa confirmar, ou não, a presença de câncer. Em caso positivo, será possível determinar o tipo da lesão, o grau e a fase da doença. Quanto maior é o grau, mais agressivo é o tumor.

Entretanto, em algumas situações, a ferida no colo do útero pode estar acompanhada pelos seguintes sinais:

  • Cólicas;
  • Coceira;
  • Dor ou ardência ao urinar.
  • Corrimento vaginal amarelado, branco ou verde;
  • Desconforto na região pélvica;
  • Sangramento após a relação sexual.

Câncer de colo de útero
A colposcopia permite examinar o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio, que se assemelha a um binóculo com lentes de aumento. Ele produz uma imagem ampliada, entre 10 a 40 vezes, que possibilita que o médico identifique lesões imperceptíveis a olho nu.

Há diversos motivos para o dermatologista pedir uma biópsia e um deles é que algumas doenças de pele têm as mesmas características clínicas e só uma biópsia junto com o exame histopatológico podem fazer esta diferenciação e, consequentemente, uma indicação do tratamento correto.

Se o seu exame acusou:
Se você já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos; infecção pelo HPV ou lesão de baixo grau: você deverá repetir o exame daqui a seis meses; lesão de alto grau : o médico decidirá a melhor conduta.

Os resultados de biópsias e citologias de rotina podem estar prontos em 1 ou 2 dias após a amostra ser recebida no laboratório. Mas, existem muitas razões para alguns resultados demorarem mais tempo do que o esperado.

Quando é necessário fazer uma biópsia? A solicitação médica pode ser feita quando, por meio de um exame laboratorial ou de imagem, o profissional percebe uma alteração não conclusiva, sendo necessário um exame auxiliar para verificá-la.

Em uma pesquisa israelense, está sendo desenvolvido um marcador radioativo de hipóxia, fenômeno de falta de oxigênio nas células, que pode ser capaz de eliminar a necessidade de biópsia para o diagnóstico de casos de câncer. O estudo utiliza o isótopo de cobre 64 para identificar células deficientes em oxigênio.

Quando uma área suspeita é encontrada durante a endoscopia ou em um exame de imagem, a única maneira de saber com certeza se realmente é um câncer é realizando uma biópsia. Durante a biópsia, o médico coleta uma amostra da área anormal, que é enviada ao laboratório de patologia para análise.

Para que o câncer do colo do útero se desenvolva em mulheres com sistemas imunológicos normais, são necessários de 15 a 20 anos. Em mulheres com sistemas imunológicos debilitados – as que estão infectadas pelo vírus HIV e sem tratamento –, o desenvolvimento do câncer pode levar apenas de 5 a 10 anos.

O que pode ser identificado no resultado de Papanicolau
Após as descrições, se não encontrar lesões pré-malignas ou malignas, o resultado virá como negativo para células neoplásicas, ausência de atipias ou negativo para malignidade, o que anteriormente era definido como classe I (normal) ou classe II (inflamatório).

A colposcopia com biópsia é realizada sempre que existe uma alteração no exame que seja sugestiva ou suspeita de se tratar de uma lesão maligna ou pré-maligna. Nestes casos, a área anormal do colo do útero é biopsada, sob visualização colposcópica.

Orientação ao paciente submetido à biópsia hepática
Pode ir ao banheiro, tomar banho. Andar somente após esse período de repouso. Pode ser necessário ficar algum tempo sem trabalhar, dependendo do tipo de trabalho que desenvolve. Não viajar ou dirigir nos primeiros três dias.