Para que serve a Caraíba?

Perguntado por: apereira5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

caraiba, mascada ou ingerida na forma de chá, é indicada popularmente para tratamento de problemas estomacais e do fígado, “amarelão”, verminoses, diabetes, febre e malária, além de apresentar propriedades abortivas.

USOS: Madeira: Serve para a carpintaria, cabos de ferramentas, tacos de bilhar, cangalhas e portas internas. Sua madeira tem aplicação em vigamentos, esquadrias, móveis e serviços diversos.

Conhecida no Brasil como guarantã, está planta africana possui em suas folhas e na casca de seus frutos o segredo para o rejuvenescimento. Os extratos são ótimos para evitar a perda de colágeno da pele e restaurar as marcas de envelhecimento. Seu efeito é tão bom que até os médicos ficaram surpresos com os resultados.

Casca concentra nutrientes
As quantidades de nutrientes variam de acordo com o tipo de vegetal. No entanto, de um modo geral, os alimentos com casca contêm quantidades maiores de vitaminas, minerais e outros compostos benéficos, em comparação com os alimentos sem cascas.

O chá de casca de laranja é rico em vitamina C e flavonoides, como a hesperidina e a naringenina, que possuem ação antioxidante, ajudando a combater o excesso de radicais livres e prevenindo, assim, alguns tipos de câncer.

O que é Caraibeira:
[Botânica] O nome dado à uma árvore, o mesmo que ipê-amarelo-do-cerrado.

Significado de Caraíba
substantivo masculino e feminino Indígena dos caraíbas, grande família linguística das Américas (Central e do Sul), à qual pertencem muitas tribos do Brasil. (Var.: caribe e cariba.). [Brasil] Denominação que os índios davam aos europeus. Coisa sobrenatural.

As folhas e cascas do caule são adstringente e cicatrizante, aliviam dores reumáticas. O látex possui ação anti-inflamatória e analgésica, particularmente para dores de dente. O exsudado da haste e o chá da casca são utilizados pela população nativa devido as suas propriedades anti-inflamatórias.

O caroá é uma planta nativa da Caatinga que é muito utilizada para ornamentação e para extração de fibras que são usadas para fabricação de artesanato.

A casca da árvore é utilizada na forma de maceração para o tratamento de artrite, colesterol, diabete e como antiinflamatório (Corrêa, 1984).

A garrafada desta coleção é constituída por uma combinação de plantas medicinais e indicada para inflamação, câncer, mioma, cistos e regular a menstruação. Em seu rótulo o modo de uso informa a dosagem para adultos de um cálice após o café da manhã e outro após o jantar.

A casca é analgésica, adstringente, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, depurativa, febrífuga, estomacal, hemostática, peitoral, tônica e vermífuga. Por isso, o chá da casca é usado para uma série de propósitos, mas, especialmente, para curar tosses e problemas respiratórios.

A casca também é fonte nutricional, como por exemplo, de fitonutrientes que combatem os radicais livres e flavonoides que são antioxidantes que retardam o envelhecimento celular.

Serve para combater diabetes, controlar colesterol LDL (mau), diarreia, dor de estômago, bronquite, dengue, problemas na próstata, fertilidade, escoriações ou cortes menores, perde peso, acelerar o metabolismo, melhorar digestão, melhora absorção de açucares no sangue.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

O chá é uma boa alternativa para consumir abacaxi, aproveitando os benefícios como melhorar a digestão dos alimentos, combater a prisão de ventre, prevenir doenças como reumatismo e artrite, além de promover uma limpeza no sangue.

As utilidades do chá de folha de abacate são resultado de suas propriedades diuréticas, anti-reumáticas, carminativas, anti-anêmicas, anti-diarreicas e anti-infecciosas. Até mesmo a polpa do abacate é favorável ao organismo do ser humano, visto que possui proteínas, minerais e vitaminas.