Para que serve a folha de Bacupari?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Para Pele: As folhas do Bacupari são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas. Para Curar Feridas: O Bacupari é utilizado na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias.

Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, bacupari e mucuri; no Ceará, bacupari; no Espírito Santo, guanandi- branco; em Mato Grosso do Sul, bacupari-do- rio e limãozinho; em Minas Gerais, bacoparé, bacopari, bacupari e bacupari-miúdo; no Paraná, bacopari e bacupari; no Rio Grande do Sul, bacupari, bacupari- ...

Folhas: simples, opostas, pecioladas, coriáceas, espessas, glabras, discolores. Flores: reunidas em inflorescências em fascículos axilares. Frutos: drupa globosa lisa, com polpa mucilaginosa, de sabor adocicado.

Sendo assim, a semente do bacupari foi caracterizada como um ingrediente com potencial para ser aproveitada na alimentação, pois tem uma concentração significativa de nutrientes presentes em sua semente.

Para Pele: As folhas do Bacupari são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas. Para Curar Feridas: O Bacupari é utilizado na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias.

Poucos consumidores. Com apenas 30 árvores produzindo no momento, Edgar encontra dificuldades para vender o produto na região, ainda pouco conhecido e com um preço alto - o agricultor vende a R$ 25 o quilo.

NOME INDIGENA: BACUPARÍ vem do tupi guarani e significa “fruta de cerca” por causa dos ramos ascendentes que crescem na horizontal quando a planta nasce em áreas abertas ou ainda porque os índios cultivavam para cercar suas roças. Também recebe o nome de Uvacupari, Bacoparí e Laranjinha.

O Bacuri é ótimo para ajudar no funcionamento do intestino, auxiliar no controle da glicemia e manter os níveis de colesterol saudável no sangue por ser rico em fibras. É considerada uma fruta com poder anti-inflamatório, cicatrizante e previne doenças como a hipertensão, obesidade, diabetes, reumatismo e artrite.

Rheedia gardneriana. NATIVA DA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA, tem polpa esbranquiçada e bem doce sob uma casca que varia entre o laranja e o amarelo quando a fruta está madura. Com sabor suave e refrescante, presta-se ao consumo in natura ou em forma de sucos e caipirinhas, doces e sorvetes.

O fruto do Bacupari pode ser encontrado no Brasil da região Amazônica ao Rio Grande do Sul. Hoje em dia é muito difícil encontrar uma árvore dessa fruta, principalmente em regiões urbanas.

Espécie da Amazônia e do Cerrado
Bacuri (nome científico Platonia insignis) é uma árvore frondosa que pode chegar a 40 metros de altura e dois metros de diâmetro. Popular na região amazônica, também é encontrada no bioma Cerrado nos estados do Maranhão e Piauí.

O período chuvoso no bioma, de novembro a maio, é a época de colheita do bacupari-do-cerrado, que complementa a renda de agricultores familiares dedicados ao extrativismo. Geralmente a fruta é consumida in natura e apresenta polpa adocicada e saborosa.

Os bacuparis têm menos polpa que os bacuris – talvez a isso se deva a diferenciação dos nomes – porém são tão saborosos quanto. As duas espécies de bacupari mais conhecidas e apreciadas são o bacupari-miúdo (Garcinia brasiliensis) e o bacupari-comum (Garcinia acuminata).

Como consumir a bacupari

  1. Geleias.
  2. Sucos.
  3. Em compotas.
  4. Vitaminas.
  5. Chá
  6. Óleo de uso medicinal.

O bacuparizeiro é uma árvore de pequeno porte, que chega a atingir entre 4 e 6 metros de altura, possui caule reto e suas cascas são amarelo-esverdeadas. Suas folhas são verdes e rígidas. Produz flores pequenas, esverdeadas e reunidas em inflorescência.

O achachairu (Garcinia humilis Vahl- Clusiaceae), também chamado popularmente pelos nomes de bacupari-boliviano, shashairú, ibaguazú, cachicheruqui e tapacuarai, é originária da Bolívia. É uma espécie pouco conhecida em Santa Catarina e no Brasil.

Se direto no campo, coloque três sementes em covas de 15 centímetros de diâmetro por 8 centímetros de profundidade, distanciadas entre si de 7 em 7 metros. Não é necessário adubar até que as plantas atinjam 30 centímetros de altura.

46

Usos do bacupari
A composição de 100 g de polpa é a seguinte: calorias – 46, proteínas – 0,6 g, lipídios – 0,1 g. A casca tem tanino e por isso é utilizada para curtir couro. Na medicina popular, o bacupari é utilizado no combate ao câncer, como anti-inflamatório, cicatrizante e tônico.

O caroço é grande e a polpa além de escassa é bem aderida à semente. Para fazer suco, achei mais fácil bater tudo no liquidificador e coar. Outra opção é cozinhar a fruta inteira como jabuticaba e peneirar. Aí basta diluir com mais água e vira um refresco delicioso.