Para que serve o chá de folha de louro com orégano?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 9 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A folha de louro tem propriedade anti-inflamatória, ajudando a reduzir dores de cabeça e cólicas menstruais. Junto com o orégano pode se torna um ótimo aliado para hidratar o organismo e ajudar a reduzir a retenção de líquido.

“A folha de louro também é estimulante e expectorante. Mas é necessário ter muito cuidado na quantidade de ingestão, nunca utilizar mais do que duas folhas e não deve ser nunca ingerida. Se passar do recomendado, ela pode causar alterações gástricas como diarreia, cólicas e dores abdominais ``, explica.

O consumo das folhas de louro não é recomendado para crianças, mulheres em fase de amamentação ou durante a gravidez, já que pode estimular o aborto. Além disso, o consumo das folhas de louro devem ser feitas com precaução em pessoas com diabetes, pois pode reduzir muito os níveis de açúcar no sangue.

Por ser feito com uma fruta cítrica e uma folha com propriedades medicinais, o chá de louro com limão também é ótimo para acelerar a digestão. Uma boa dica é tomar uma xícara dessa bebida após o almoço para otimizar o funcionamento do aparelho digestivo.

Quem tem pressão alta pode tomar chá de louro? Conforme a nutricionista, sim. Ela explica que na Amazônia brasileira prepara-se a decocção das folhas como anti-hipertensivo, devido ao efeito diurético que a planta tem.

QUEM TEM PRESSÃO ALTA PODE TOMAR CHÁ DE ORÉGANO? Sim! Pessoas hipertensas não possuem problemas, caso não sejam alérgicas, ao ingerir o orégano e o seu chá. Na verdade, ele até ajuda a controlar o colesterol muito alto.

Após um mês bebendo chá de orégano, constatou-se que 84% das mulheres passaram a ter um ciclo menstrual regular, contra apenas 16% que ainda apresentavam o ciclo irregular.

Quais os efeitos colaterais do chá de orégano? Especialistas alertam para o consumo exagerado de bebidas com propriedades fitoquímicas, como o chá de orégano. É que pode levar a vômitos e reações alérgicas. Se tiver histórico de alergia ou intolerância à especiaria, evite ingeri-lo.

Ela auxilia na produção de bile pelo fígado (fluido que atua na digestão da gordura e na absorção de nutrientes) e também estimula a atuação de enzimas digestivas.

Prepare um chá de folhas de louro na proporção de 15 g de folhas para 1 litro de água, e beba 1 a 2 copos após as refeições.

Contraindicações: quem não pode tomar o chá de louro? Quando consumido em exagero o louro pode causar sonolência, cólicas abdominais, diarreia e dor de cabeça. O uso tópico pode causar erupções cutâneas e dermatites em pessoas hipersensíveis à planta.

Chá de louro tem efeito calmante
Por isso, uma boa dica é sempre tomar uma xícara de chá dessa erva antes dormir.

Folha natural: 2 folhas de louro picadas grosseiramente para 1 xícara (chá) de água. Coloque as folhas e a água em uma panela e leve ao fogo.

Devido essas propriedades o chá de louro é usado para ajudar com problemas digestivos como gastrite, úlcera, gases e inflamações no fígado, cólicas menstruais, gripes e resfriados pois limpam as vias respiratórias e ajudam a relaxar.

A folha do louro tem uma ação no organismo que melhora o metabolismo da glicose – ou seja, o chá de louro é bom para diabetes porque ele ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.