Para que serve a folha de Macassa?

Perguntado por: oguimaraes6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Partes usadas: Folhas, flores. Uso popular: É utilizada em rituais mágicos e curativos, na forma de banhos e maceradas com outras ervas aromáticas. O chá ou sumo das folhas é usado contra a febre, dor de cabeça e princípio de derrame. Em Uganda, o chá das raízes é usado contra diarréia e trypanossomíase.

Conhecida também como Bergamotinha, Taia, planta anual de origem africana, já bem adaptada ao Pais. Usada em banhos de cheiro, perfumes caseiro, repelente de insetos, chás medicinais.

O arbusto pode crescer até 1,5 m, com regas a cada dois dias. Adapta-se melhor à sombra, recebendo luz solar indireta. Algumas religiões, como a umbanda, acreditam que a planta oferece proteção e abertura de caminhos para a sorte e a prosperidade – daí o nome “abre-caminho”.

Ajuda a tratar infecções nas partes íntimas
Por conter propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e analgésicas, esse tipo de banho pode amenizar os sintomas de infecção urinária em mulheres, por exemplo.

E, assim como o manjericão tem benefícios de incríveis, seus banhos também oferecem grandes vantagens para sua saúde, como relaxar os sentidos. Além disso, a planta é antimicrobiana, anti-inflamatória e analgésica. Um pacote completo para a quarentena.

O Manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite. A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão.

A Libidia ferrea, popularmente conhecida como jucá ou pau-ferro, é uma árvore amazônica usada tradicionalmente em chás, infusões e emplastos para o tratamento de feridas e contusões, além de doenças broncopulmonares, diabetes, reumatismo, câncer e distúrbios gastrointestinais.

É uma planta rústica, não precisa de muitos cuidados. Pode ser cultivada sob sol pleno e em substrato levemente arenoso. Na umbanda, ela é muito usada para banhos de atração. Já na medicina popular, é usada para afecções da pele e olhos.

Erva própria para a preparação de banho e defumação.

UTILIZAÇÃO NA CULTURA RELIGIOSA AFRO-BRASILEIRA: PLANTA BATIZADA PELOS TUPIS COM O NOME MANACAN, É UTILIZADA EM CERIMÔNIAS DE INICIAÇÃO DA AYAHUASCA E TEM AÇÃO PSICOATIVA. UTILIZADA TAMBÉM PARA BANHOS DE DESCARREGO, AMACIS, LAVAGEM DE CONTAS, ASSENTAMENTOS E ORNAMENTAÇÃO.

Banho de manjericão
Abafe o ritual por cerca de 20 minutos e coe. Vá até o banheiro e tome seu banho higiênico diário. Depois, pegue o banho de girassol e despeje por todo corpo, atraindo dinheiro e prosperidade para o ano que vai chegar. Deixe seu corpo secar naturalmente.

Banho para abrir caminhos
Ferva três litros de água, em seguida, acrescente três ramos de manjericão e sete gotas de essência de alfazema. Tome o banho higiênico e depois jogue do pescoço para baixo mentalizando os caminhos se abrindo e a prosperidade.

Importante: o banho de sal grosso limpa todo o corpo. Ou seja, além de eliminar as energias negativas, ele também elimina as energias positivas. Assim, é fortemente recomendado que você faça um segundo banho em sequência.

Sim. O chá de aroeira ou qualquer outro produto feito com a planta não é recomendável para gestantes, lactantes, crianças, pessoas com pele sensível ou que têm condições gastrointestinais.

Aroeira possui propriedades adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antimicrobiana, tônica, depurativa, afrodisíaca e cicatrizante.

Ferva a água e, em seguida, coloque as cascas de aroeira. Deixe em infusão de 10 a 15 minutos. Retire as cascas e coe o chá. No caso do pó, misture na água fervente.