Para que serve a macumba com farofa?

Perguntado por: bcapelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

No terreiro com seus filhos e ogans, ele prepara às oferendas com farinha, mel, água e cachaça para entregar na encruzilhada. “O ritual é para Exú nos livrar do inimigo oculto e declarado, dos acidentes.

Oferenda é um meio para se colocar em sintonia vibratória e mental com os Guias e Orixás. Saiba neste e-book que Ponto Riscado, pemba, uso de pólvora, folhas e ervas fazem parte da magia da Umbanda, assim como o uso das velas como "ponte mental".

Com elas, você poderá afastar as energias que prejudicam sua saúde e terá uma força extra para proteger ou conquistar um amor.

Farofa Farofa-de-dendê, farofa amarela, farofa vermelha, farofa de azeite ou farofa, farofa de cachaça, de água, farofa de ocvos, etc, vários orixás apreciam a farofa, menos Oxalá. Furá, são bolas de farinha crua, farinha de milho, farinha de acarajé,etc.

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas".

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

No budismo, diferentemente do candomblé – em que a parte da comida ritual oferecida aos deuses não se pode comer – apenas se oferece aquilo que se consome e as pessoas comem o alimento após tirá-lo do altar.

A oferta espiritual de alimentos para energias não materializadas representa uma canalização de energia. Os alimentos são carregados de energia vital. E oferecer essas energias à entidades espirituais é fortalecer, “alimentar” a harmonia entre o indivíduo ou grupo que cultua com a própria entidade.

No plano extrafísico haverá espíritos desencarnados que receberão e movimentarão a contraparte astral da oferenda, conduzindo esta energia a seu destino. O que diferencia um trabalho espiritual de outro é a intenção ou sentimento que alavanca o pedido.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

Simpatia forte para fisgar a pessoa amada

  1. Em uma noite de Lua Nova, coloque quatro grãos de romã embaixo da língua e diga o nome da pessoa amada quatro vezes;
  2. Faça isso no local onde o seu amado estiver;
  3. Depois, passe perto dele, cumprimente-o e engula os grãos.

Obaluaye- Jaca, cajá, carambola, fruta-pão, morango, amora, mamão, romã, maracujá, uva preta, jabuticaba, figo preto, cereja preta. Exu- Pitanga. Banana d'água. amora, manga, laranja azeda, caju, jaca, pomelo.

Os principais poderes espirituais atribuídos à cebola são os de proteção, exorcismo, cura, sonhos proféticos e proteção contra energia sexual.

Cuspidor de farinha, Exu do Carnaval contribui para reduzir preconceito contra as religiões de matriz africana.

“É um ritual comum para orixá Exú, que é o guardião das estradas, do caminho, louvamos na rua. Quando jogamos farinha na rua é uma reverência”, diz. Sem tabu, ele desmistifica o que a ignorância fez chamar de “coisa do capeta”.