Para que serve o cabelo na macumba?

Perguntado por: urodrigues5 . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Você deverá pegar o fio de cabelo da pessoa que deseja conquistar e esfregá-lo com vontade na sua testa durante um tempo, tendo cuidado para não perder o fio.

No Candomblé o eja (peixe) simboliza equilíbrio e tranquilidade. Por esse motivo, ele é um dos alimentos utilizados nos rituais de Borí (comida à cabeça). Assim como o ìgbín (o caramujo sagrado de Òsàlá – Oxalá), o peixe é oferecido nos momentos em que a paz se faz necessária.

Cabelo, inegavelmente simboliza força física e virilidade; diz-se que as virtudes e propriedades de uma pessoa estão concentradas em seus fios e unhas. Símbolo do instinto, da sedução feminina e da atração física. Em contrapartida a calvície pode sugerir esterilidade.

Embrulhe as pontas cortadas num pedaço de pano florido e guarde-as embaixo do travesseiro enquanto dorme; No dia seguinte, enterre o embrulho com as pontas do cabelo, próximo às raízes de uma árvore grande. Quanto maior a árvore, melhor. Repita o processo pelas próximas duas Luas Crescentes.

Obaluaye- Jaca, cajá, carambola, fruta-pão, morango, amora, mamão, romã, maracujá, uva preta, jabuticaba, figo preto, cereja preta. Exu- Pitanga. Banana d'água. amora, manga, laranja azeda, caju, jaca, pomelo.

Simpatia forte para fisgar a pessoa amada

  1. Em uma noite de Lua Nova, coloque quatro grãos de romã embaixo da língua e diga o nome da pessoa amada quatro vezes;
  2. Faça isso no local onde o seu amado estiver;
  3. Depois, passe perto dele, cumprimente-o e engula os grãos.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

É um ritual comum para orixá Exú, que é o guardião das estradas, do caminho, louvamos na rua. Quando jogamos farinha na rua é uma reverência”, diz.

Seu símbolo é o arco e flecha.

Bori: da fusão bó, que em ioruba significa oferenda, com ori, que quer dizer cabeça, literalmente traduzido significa “Oferenda à Cabeça”. A ação consiste em oferecer comidas sacrificais a cabeça de doze performance, sendo estes representações vocativas e iconográficas dos doze principais orixás do candomblé.

Uma das primeiras representações da importância do cabelo pode ser vista na Grécia Antiga, na qual fieis ofertavam os cabelos aos deuses em troca de promessas. Naquela época, os cabelos eram considerados símbolos dos ideais de beleza e também de perfeição corporal.

Os cabelos estão conectados de forma indireta no centro vital de energia, localizado no alto da cabeça e onde se localiza o chakra coronário. “Este ponto é de extrema importância, pois é por meio dele que acontece a irrigação energética do cérebro, o que também rege nosso sistema nervoso central”, aponta a terapeuta.

Significado de Cabelo
substantivo masculino Pelo que encobre a cabeça dos indivíduos da espécie humana. Qualquer um desses pelos. Pelo que se desenvolve ou cresce em qualquer seção do corpo humano.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).

É recomendado que ele seja jogado em poucas quantidades no lixo comum, para evitar o acúmulo em aterros sanitários. Quando em grande concentração, nesses aterros, o cabelo libera uma grande quantidade de chorume, que é responsável por problemas como a poluição nutricional.

Em países que incineram lixo para resolver o problema do volume dos resíduos, os gases tóxicos liberados na atmosfera por causa da queima de cabelo, ou de lixo emaranhado com cabelo, produz odor desagradável além de a fumaça tóxica ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Por que alimentar o Exu? Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.

Exu é um orixá que tem prioridade nos rituais do candomblé. É a divindade que primeiro deve receber as oferendas. Suas comidas, à base de farinha de mandioca, dendê, cachaça e pimenta, são preparadas com todo o cuidado, para que esta divindade possa receber tudo corretamente.

Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá. O girassol era cultivado por nativos de terras que hoje são os Estados Unidos, México, Cuba, Peru e Brasil e ficou conhecido pelos colonizadores das Américas como "flor da boa sorte".