Para que serve bochecho com água e sal?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Se, ainda assim, o desconforto não passar, a melhor indicação é o bochecho com água morna e sal. A água morna acalma e drena a área inflamada. A solução ajuda a retirar restos de alimentos e diminui ou, até mesmo, elimina a sensação dolorosa.

O sal pode ser capaz de remover algumas partículas de alimentos nos dentes, mas também pode causar cortes doloridos na gengiva e nos tecidos moles no interior da boca, além de poder causar danos nas superfícies dos dentes.

Escovar os dentes com frequência e suavemente com uma escova macia e bochechos com água salgada pode ajudar a evitar que as feridas fiquem infectadas. A dor pode ser aliviada evitando alimentos ácidos ou altamente salgados e quaisquer outras substâncias que são irritantes.

Dilua 1 colher de sopa de sal em 300 ml de água, aqueça essa solução e use-a para enxaguar sua boca, você deve enxaguar sua boca, cuspir e depois colocar mais uma quantidade dessa solução em sua boca mas dessa vez, apenas segure em sua boca por 30 segundos. Repita essa dica cerca de 2 vezes por dia.

Como fazer o tratamento caseiro para gengivite com água e sal:

  1. Adicione 1/2 a 3/4 colher de chá de sal a um copo de água morna e misture bem;
  2. Faça um bochecho com a solução na boca por até 30 segundos;
  3. Cuspa a solução;
  4. Repita duas a três vezes por dia.

Também chamada de gengivite, a inflamação na gengiva é causada, principalmente, pelo acúmulo em excesso de placa bacteriana na boca, bem próximo aos dentes. Nem sempre é fácil identificar a gengivite: o sangramento não é exclusivo nesses quadros, mas é o sinal mais comum e visível.

Isso é ótimo para a limpeza da garganta e de mucosidades internas do nosso organismo.

Solução de água morna e sal
A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.

Basta misturar 1 colher (sopa) de sal em um copo grande com água morna. O sal deve ser bem dissolvido, até que fique totalmente misturado com a água. Cada bochecho deve durar pelo menos 30 segundos e deve ser feito no lado da boca no qual se encontra a dor.

Enxágue a boca com água salgada. O sal ajuda a reduzir o inchaço das gengivas e também alivia a dor. Experimente remédios anti-inflamatórios. Medicamentos de venda livre, como o ibuprofeno, podem ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor.

Bochecho com água e sal
Uma forma de evitar a placa bacteriana e o tártaro que se acumula ao redor do dente, danificando o esmalte, é fazendo bochecho de sal e água. Basta enxaguar sua boca com essa mistura toda vez que você terminar de se alimentar.

Infecção na boca

  • dor.
  • pus.
  • sangramento.
  • eventualmente febre.
  • CUIDADO: pode ser silenciosa. Por isso, é importante ir ao dentista uma vez por ano.

ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor.

Bochecho com sal e água morna
Uma das formas mais simples e eficazes para eliminar bactérias na boca e ainda garantir alívio do inchaço em casos de gengivite é usando água morna e sal. Essa solução tem ação antisséptica e por isso ajuda na redução da placa bacteriana.

O bicarbonato de sódio, por ser uma substância alcalina, diminui a acidez da boca e torna o ambiente menos propícios as bactérias. Por este motivo, usar uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água nas gengivas ajuda a diminuir a ação das bactérias e a formação da placa bacteriana.

Antibióticos para gengivite

  • Amoxicilina.
  • Cloridrato de Minociclina.
  • Cloridrato de Clindamicina.

Os remédios indicados para a inflamação e o inchaço da gengiva são antibióticos, como a amoxicilina e a minociclina, e/ou anti-inflamatórios, tal como o nimesulida e o ibuprofeno. Vale ressaltar que a medicação deve ser prescrita pelo profissional, variando de caso em caso.

A gengivite pode ser revertida ao se eliminar o tártaro e a placa bacteriana que causam a inflamação gengival. Seu dentista pode remover o tártaro ou cálculo dental que está irritando a gengiva ao realizar uma limpeza em seus dentes.