Para que serve extensão de ombro?

Perguntado por: tveloso5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Ao estender os braços, você alonga também os músculos na região dos ombros. Em geral, os exercícios de alongamento aumentam a amplitude dos movimentos favorecendo a movimentação do corpo sem dor.

A flexão e a extensão do ombro ocorrem assim: Estruturas anatômicas: O úmero do braço se move em relação à escápula da cintura escapular. Eixos de referência: O movimento ocorre no plano sagital. O "eixo" é fornecido pela articulação do ombro, ou articulação glenoumeral, através da qual passa o eixo transverso.

Flexão do ombro
O movimento ocorre na articulação glenoumeral no plano sagital, sendo acompanhado por movimentos nas articulações esternoclavicular, acromioclavicular e escapulotorácic..

Extensão – a extensão ocorre no plano sagital, esse movimento é realizado pelos músculos deltóide (parte espinhal), latíssimo do dorso, redondo maior, tríceps braquial (cabeça longa), peitoral maior (parte esternal), este tendo ação quando o braço estiver a 90º, a extensão é descrita como o retorno à posição anatômica, ...

É importante que além dos ombros sejam treinados bíceps, tríceps e antebraços para que haja melhores resultados relacionados ao processo de hipertrofia e diminuição da flacidez, por exemplo.

Para um nível iniciante na musculação, pode-se juntar o treino de costas com o dos ombros sem que haja o perigo de se chegar ao famoso overtraining.

Os músculos do manguito rotador, que auxiliam na estabilização da articulação do ombro, são negligenciados pela maioria dos marombas. Só que se você não treinar esses músculos, vai acabar criando um desequilíbrio na região e possivelmente desenvolver fortes dores localizadas no longo prazo.

Algumas opções de exercícios para fazer um treino de ombro completo em casa são:

  1. Flexão com pés elevados. A flexão com os pés elevados é um exercício que ajuda a trabalhar a força e a resistência dos deltoides, tríceps e bíceps. ...
  2. Elevação lateral. ...
  3. Elevação frontal. ...
  4. Prancha com elevação de braço. ...
  5. Desenvolvimento. ...
  6. Remada alta.

- Flexão: é o movimento de dobra de um osso sobre o outro causando uma diminuição do ângulo da articulação. - Extensão: é o movimento que ocorre inversamente à flexão. É o endireitamento de um osso sobre o outro, causando aumento do ângulo de articulação.

a responsável por fazer esse movimento de abdução da articulação do ombro da articulação glenoumeral o deltóide como um todo ele vai ter a sua inserção. no osso úmero na tuberosidade deutoide aqui do número tá bom a parte acromial aqui do deltóide então é Quem realiza o movimento de. abdução.

A abdução é o movimento para longe da linha média do corpo ou do segmento. Já a adução é o movimento de aproximação da linha média do corpo ou dos segmentos.

“Os principais grupos musculares envolvidos no processo de 'empurrar o solo' são peitoral maior, deltóide e tríceps braquial. Já para estabilizar o tronco, quando ele está sem contato direto com o solo, os músculos usados são: abdominais, paravertebrais e glúteos”, explica.

Os motores primários da flexão do cotovelo são os músculos braquial, bíceps braquial, braquiorradial. Os músculos pronador Redondo, flexor radial do carpo, flexor ulnar do carpo, palmar longo e flexor superficial dos dedos são motores acessórios deste movimento.

O ombro é composto por quatro articulações: esterno-clavicular, escápulo-torácica, acromioclavicular e glenoumeral.

  1. Elevação lateral do ombro: Colocar o braço ao lado do corpo e subir até a linha do ombro em 90°. ...
  2. Encolhimento de ombros: ...
  3. Desenvolvimento na máquina com pegada fechada: ...
  4. Remada unilateral no cross com pegada média: ...
  5. Rotação interna de ombros: ...
  6. Elevação de ombros banco inclinado: ...
  7. Crucifixo inverso na máquina:

O desenvolvimento do ombro também coloca em ação os músculos estabilizadores em seus ombros, cotovelos e pulsos, e o movimento visa indiretamente seus músculos abdominais enquanto você mantém um núcleo reto por toda parte. Juntos, isso ajuda a melhorar sua estabilidade e equilíbrio.

O manguito rotador tem a função de realizar movimentos de elevação e rotação do braço para realizar movimentos como pentear o cabelo, estender a roupa no varal ou pendurar um casaco. Outra função importante é a de estabilização da articulação do ombro, auxiliando outras estruturas importantes como cápsula e ligamentos.