Para que serve mingau de aveia e canela?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Prato típico da infância, o mingau de aveia voltou ao cardápio de adultos por causa de seu poder emagrecedor e por continuar a fortalecer o corpo graças a seu alto teor de nutrientes que melhoram a saúde, controlando a pressão arterial, diminuindo colesterol ruim e regulando a quantidade de açúcar no sangue.

Mingau com banana e canela é rico em potássio e magnésio
A banana se destaca por ser uma das principais fontes de potássio, além de também ter minerais como o fósforo e o magnésio. Já a canela faz bem para o coração por aparecer como uma aliada para controlar o nível glicêmico e de colesterol.

Embora ingerir aveia em quantidades excessivas possa resultar em efeitos indesejados, o consumo moderado deste alimento não costuma trazer nenhum malefício à saúde, nem engorda, uma vez que a grande quantidade de fibras presente na aveia faz com que ela seja uma opção saudável para a dieta.

Além de ser bem fácil e rápido de preparar, o mingau de aveia é rico em fibras que favorecem a digestão e aceleram o metabolismo, ajudando a emagrecer de forma saudável, além de saciar e controlar o apetite.

Segundo a nutricionista Dra. Andrezza Botelho, o ideal é consumir um prato de mingau pela manhã ou à noite. Ele deve ser usado como café da manhã ou jantar – e não como ceia, aquela última refeição, depois do jantar, que é geralmente indicada em cardápios para emagrecer.

Seu processo de digestão pode gerar insônia. A explicação é simples. O corpo precisa de um aminoácido chamado Triptofano, que é um provocador natural do sono.

Aveia. A aveia é uma fonte natural de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono. Se você precisa de um lanche antes de dormir, coma uma pequena tigela de mingau de aveia ou um biscoito de aveia.

O mingau de aveia solta o intestino quando consumido com regularidade e também é uma sugestão para um cardápio saudável! O preparo estimula evacuações regulares e melhora quadros de constipação.

Seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e neutralizam os radicais livres, reduzindo assim a pressão arterial. Além disso, pode diminuir o colesterol total e o ruim (LDL), e também reduz os níveis de triglicérides.

Além do combate ao diabetes, com o controle dos níveis de açúcar no sangue, a canela tem intensa ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo. Com isso, pode até atuar na prevenção de doenças degenerativas como Alzheimer e tumores. A canela é boa para curar até a gripe!

Mingau de aveia: Rica em fibras, a aveia é um item importante para quem pretende conservar os níveis de açúcar no sangue. "As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina.

Uma muito eficaz é ir incorporando a aveia gradualmente na alimentação e lograr dar o passo de uma ingestão de umas 55 gramas diários de fibra dietética a 85 nuns dez dias, observando assim qual é a resposta do organismo.

Para quem está em um processo de emagrecimento, a aveia é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar.

Duas colheres de sopa de aveia no café da manhã vão impedir que a sua vontade de comer apareça antes do tempo. Isso porque o alimento tem uma fibra solúvel chamada betaglucana, responsável por retardar a digestão, aumentando a saciedade e diminuindo a fome ao longo do dia.

6 alimentos para comer antes de dormir e não atrapalhar a perda de peso

  • Chás. Alguns tipos de chás são as alternativas perfeitas para tomar antes de dormir, principalmente para quem quer emagrecer. ...
  • Iogurte. ...
  • Suplementos proteicos. ...
  • Ovos cozidos. ...
  • Maçã ...
  • Queijo branco.

Por isso, o que se deve comer antes de dormir, para não engordar devem ser refeições leves com poucas calorias como:

  • Um copo de bebida de arroz, soja ou leite;
  • Um iogurte;
  • Uma vitamina de morango ou kiwi;
  • Uma gelatina.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Para não engordar, recomenda-se comer apenas um prato raso de mingau de aveia por dia, três vezes por semana. O mingau de aveia pode ser feito com água, banana e canela em pó, que auxilia no funcionamento intestinal e pode contribuir para a perda de peso se aliado a uma alimentação equilibrada.

Você sabia que o mingau de aveia deve ser consumido ou no café da manhã ou na hora do jantar? Exatamente isso. Inclusive, você não pode se empanturrar de mingau de aveia nessas duas refeições, por isso que é recomendado que você coma um prato raso por dia.